Gottardi participa do Congresso de Prefeitos da Fecam em Florianópolis
14/06/2018 - 7h57 em Geral

Gottardi participa do Congresso de Prefeitos da Fecam em Florianópolis

O prefeito de Corupá João Carlos Gottardi participa nesta terça e na quarta-feira (11 e 12) do Congresso de Prefeitos, realizado pela Federação Catarinense das Associações de Municípios (Fecam), no Centrosul, em Florianópolis.

O evento é o maior encontro de gestores públicos de Santa Catarina e um dos maiores do Brasil que reúne mais de 1.500 lideranças municipalistas, com destaque para a presença de prefeitos, autoridades federais e estaduais, secretários municipais e servidores públicos envolvidos nas diversas áreas estratégicas da administração pública catarinense. Gottardi está acompanhado do secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Corupá Juliano Millnitz. A palestra de abertura o evento nesta terça-feira (12) foi sobre o Programa Prodetur + Turismo com o Ministro do Turismo Vinicius Lummertz Silva.

Além da preocupação com o impacto financeiro, os prefeitos que estão no Congresso solicitaram apoio dos representantes estaduais e federais em questões como: o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb); gestão básica da saúde municipal; os desafios do licenciamento ambiental e desenvolvimento econômico; dívidas dos municípios (ICMS e Saúde); além de crise e gestão dos hospitais. Para o presidente da Fecam Volnei Morastoni, o desequilíbrio nas receitas em função da recente paralisação dos caminhoneiros vai dificultar ainda mais o fechamento das contas municipais. A Fecam, no auge da paralisação há duas semanas, contabilizou queda de 33% na arrecadação do ICMS dos municípios.

A programação do Congresso que iniciou na segunda-feira segue até quinta-feira (14) é dividida em três eixos: conversa de prefeitos, cidades inteligentes e gestão eficiente. Junto com o evento também ocorre o 1º Seminário Estadual de Educação que ocorre nesta terça-feira (12).

Segundo o prefeito João Carlos Gottardi, o Congresso organizado pela Fecam é uma excelente oportunidade para que os prefeitos e suas equipes de gestão troquem informações sobre planejamento, tecnologia e inovação nas administrações municipais e acima de tudo pensem em conjunto maneiras para lidar com a situação atual em que os repasses dos governos estadual e federal caíram ainda mais e acaba ficando para os municípios a responsabilidade de arcar com custos ainda maiores para manter os serviços para a população.

COMENTÁRIOS