Plenarinho da Câmara: ajude a votar no candidato “Justinho”, da escola José Pasqualini, de Corupá
10/10/2018 22:43 em Política

A Escola Municipal de Ensino Fundamental José Pasqualini, de Corupá, está entre as cinco unidades classificadas do Brasil no Programa Plenarinho da Câmara dos Deputados. O programa tem caráter educativo e é voltado para estudantes, pais e professores. A participação da escola corupaense no programa deve-se à classificação da professora Meriellen Colares, que incentivada pela coordenação da escola, fez uma redação e inscreveu no Plenarinho. Do total de 90 textos de municípios de todo o Brasil, o dela e de mais quatro cidades foram classificados para participar do programa. 

Vote no candidato “Justinho”

Agora, a chapa “Justinho”, da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Pasqualini, participa de uma nova etapa do Plenarinho. A campanha eleitoral acontece do dia 7 ao dia 28 de outubro e coincide com o período entre 1º e 2º turnos da eleição nacional. O Brasil inteiro poderá votar no candidato de sua preferência, numa urna virtual, igual a usada nas eleições convencionais. O candidato vencedor será o representante das crianças no Plenarinho durante dois anos.

 

Clique aqui para dar o seu voto

 

Como votar

Ao clicar no linkbasta digitar o número 9999 e apertar confirmar. Veja a imagem a seguir:

 

Mais sobre o Programa Plenarinho

O Plenarinho é um programa de relacionamento da Câmara dos Deputados com a comunidade, de caráter educativo, voltado para o universo infantil: crianças de 7 a 14 anos, pais e professores. O programa ancora-se no portal na internet -www.plenarinho.leg.br – e inclui as ações Câmara Mirim e Eleitor Mirim, bem como a produção e distribuição de material impresso. Seu slogan é: “O jeito criança de ser cidadão”.

Por meio de uma linguagem acessível e lúdica, o Portal Plenarinho informa sobre o Poder Legislativo – elaboração de leis e atuação parlamentar -, política, democracia e organização do Estado. Outros temas sociais e educativos relacionados ao cotidiano infantil também são abordados, como saúde, meio ambiente, educação e lazer.

O Câmara Mirim é realizado todos os anos no mês de outubro. Crianças apresentam e votam projetos de lei de sua autoria, em uma simulação da sessão legislativa ordinária no Plenário da Câmara. No caso do Eleitor Mirim, promovido a cada dois anos, professores e estudantes participam da eleição de candidatos fictícios, desde a campanha até a votação em uma urna eletrônica virtual.

Plenarinho para professores

O professor é o principal aliado do Programa para levar o portal infantil, e consequentemente o Poder Legislativo, para dentro da escola. A coordenação do Plenarinho pressupõe a atuação do professor como multiplicador na escola e, principalmente, como esclarecedor e enriquecedor dos assuntos tratados no portal.

A seleção dos professores é feita por meio de um concurso de redação, com o tema: “Por que é importante que os estudantes participem do programa de simulação parlamentar Câmara Mirim 2018?”

O programa Eleitor Mirim, do Plenarinho, recebeu cerca de 90 redações de professores de todos os cantos do Brasil, interessados em que suas turmas de 5º e 6º ano participassem do nosso programa.

Conforme previsto no regulamento, foram escolhidas 5 redações de professores que após a seleção trabalharam com suas turmas conceitos referentes às eleições, como importância do voto, democracia, representatividade, entre outros.

Confira os nomes dos professores que tiveram a redação selecionada:

Dilvete do Rocio Simioni, de Campina Grande do Sul/PR

Sabrina Olegário Santana, de Governador Valadares/MG

Viviane Andressa Chagas, de Joaçaba/SC

Meriellen Colares, de Corupá/SC

Amanda Souza, de Votorantim/SP

 

 

COMENTÁRIOS