Definido cronograma de preparação de túmulos para Dia de Finados em Jaraguá
15/10/2018 03:14 em Geral

Devido ao Dia de Finados, em 2 de novembro, a Prefeitura de Jaraguá do Sul, estabeleceu esta semana o cronograma de reforma, construção, limpeza e preparação de túmulos e jazigos nos cemitérios municipais da Vila Lenzi, Chico de Paulo, Nereu Ramos, Centro, Czerniewicz, Jaraguá 99 e Rau.

O chefe de Cemitérios, Arlindo Hafemann, reforça que a medida  possibilita tempo hábil à administração municipal para deixar os locais em ordem e evitar transtornos no dia da visitação.

Os cemitérios municipais podem ser visitados diariamente das 7h30 às 18 horas. Nos dias próximos ao Dia de Finados, o horário será estendido até as 20 horas.

Programação - Até 26 de outubro deverão ser concluídos os trabalhos de reforma e construção de túmulos e jazigos em geral. O local deverá ser limpo. Entulho, detritos, lixo e demais materiais devem ser recolhidos, garantindo a segurança dos visitantes.

A partir do dia 30 de outubro, será vedada a utilização de mangueiras e lavadoras de alta pressão. Sendo permitido, apenas limpeza com água em balde, escovas, vassouras e panos. Solicita-se aos usuários e prestadores de serviços, que cumpram os prazos estabelecidos e tomem as devidas precauções durante os serviços, a fim de não prejudicar aqueles que já prepararam as sepulturas de seus familiares.

Os serviços de reforma e construção podem ser recomeçados no dia 5 de novembro

Orientações gerais – Também é solicitado às pessoas que farão a limpeza de túmulos e jazigos que tragam sacos de lixo para descarte de materiais, vasos, flores velhas ou murchas, embalagens, entre outros e que os mesmos sejam depositados nas lixeiras dispostas ao longo dos cemitérios.

Serão permitidos somente vasos e recipientes diversos que contenham furos em sua base e que estejam depositados sobre pratos cheios de areia.

São proibidos vasos ou recipientes de vidro. Não são permitidos também quaisquer invólucros plásticos em vasos e recipientes. É vedado acender velas em qualquer local do cemitério, que não o próprio velário.

Serão removidos nos dias seguintes ao Dia de Finados, todos os materiais que possam acumular água, visando o Combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e a febre Zika. Todas as coroas e vasos de flores naturais são removidos tão logo comecem a murchar.

COMENTÁRIOS