Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul conquista premiação em evento em Chapecó
22/11/2021 17:12 em Variedades

Durante os dias 17 a 19 deste mês, em eventos organizados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Chapecó recebeu 17 equipes de Bombeiros, entre Militares e Voluntários, para aprimoramento das técnicas de salvamento em acidentes de trânsito, no Rescue Days, e no Desafio Catarinense de Resgate Veicular, onde puderam demonstrar seus conhecimentos em uma competição com cenários simulando acidentes reais acontecidos nas cidades ou estradas brasileiras. Ambos os eventos, inclusive as palestras, foram transmitidas pelo canal oficial do CBMSC no youtube. “Nós temos uma característica de profissão que não nos permite treinar nas ruas, por isso nós temos que ter ambientes controlados, instrutores totalmente capacitados para ensinar as situações que elevam bastante o estresse dos participantes. O intuito é que se aumente a confiança e a capacidade técnica dos participantes, para a resposta operacional que é ofertada nas ruas”, destaca o capitão Bruno Lazarin Koch, um dos envolvidos na organização dos eventos.

Rescue Days

O Rescue Days de 2021 é um dos maiores já realizados. Com origem na Alemanha, a atividade ocorreu pela segunda vez em Chapecó. Os organizadores destacaram que o espaço dedicado para as atividades e a organização do Corpo de Bombeiros Militar representam padrões a serem seguidos. 

Foram 13 oficinas simultâneas, em que os profissionais passaram por parte de teoria e de prática, sempre com a mudança dos cenários, para que todos tenham condições de realizar as técnicas, fixando o conteúdo aprendido e com a correção dos instrutores. As oficinas foram divididas em categorias leve e pesado, de acordo com os tamanhos dos veículos utilizados nas instruções. 

“Nós temos uma comissão do evento, que possui um banco de imagens de referência, além disso, estudamos cada uma das ocorrências para que possamos reproduzir e preparar os alunos”, afirma o capitão Lazarin.

A motivação do evento é treinar as equipes para o resgate eficaz e ágil, sendo seguro para a vítima e, também, para os socorristas. 

Dados alarmantes de acidentes de trânsito

Dados da Organização Mundial da Saúde indicam que o Brasil é o 5º país com o maior número de óbitos por acidentes de trânsito, com 400 mil mortes na última década, além de 20 milhões de pessoas com sequelas em decorrência disso. A cada 13 minutos um brasileiro morre por acidente de trânsito.

Parcerias

Muitas montadoras de veículos apoiam o evento, além da Receita Federal, que viabiliza as sucatas que serão usadas nos eventos. 

A BMW, montadora instalada em Santa Catarina, pela segunda edição envia um veículo novo para que as equipes façam os cortes necessários e treinem o resgate. Nesta edição, a empresa alemã enviou um carro elétrico, que traz componentes diferentes de exemplares com diferentes combustíveis. Esta foi a primeira vez que este modelo foi cortado no Brasil. 

4º Desafio Catarinense de Resgate Veicular

A competição catarinense colocou frente-a-frente diferentes técnicas de resgate e de solução das dificuldades encontradas em um ambiente de acidente veicular.

Contando com a participação de Bombeiros Militares e Voluntários, a competição avaliou diversos quesitos como dificuldade do cenário, dinâmica dos veículos, imobilização e retirada das vítimas, acesso ao interior dos veículos, comunicação, comando, avaliação clínica e de trauma das vítimas, etc.. De acordo com avaliação dos organizadores, com este tipo de eventos, as equipes começam a entender o conceito de cada modelo de resgate, com as operações centradas na vítima. Pode ser uma imagem de 6 pessoas e ao ar livre

Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul conquista premiação no evento

Com premiação em diversas categorias o Desafio Catarinense de Resgate Veicular-DCR foi encerrado no domingo(21), premiando o esforço e dedicação nos estudos e treinamentos da equipe dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul com o 4º lugar na modalidade “Equipes em Desenvolvimento”. Destaque-se que a equipe jaraguaense foi a primeira equipe 100% feminina a participar do evento. A equipe ficou atrás apenas das equipes de Joinville(3º), CBM Joaçaba(2º) e CBM Condá Bravo Chapecó(1º).

Na modalidade “Equipes Experientes” tivemos BV Caçador(3º), BV Concórdia(2º) e CBM Condá Alfa Chapecó(1º).

 

COMENTÁRIOS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE