Conhecer para incluir: Joinville recebe seminário sobre autismo nesta 2ª-feira (25)
25/04/2022 19:51 em Política

Joinville recebe nesta segunda-feira, 25, a etapa regional do Seminário Autismo: Conhecer para Incluir. O evento é promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina e tem como objetivo capacitar pais, professores e demais profissionais que atuam na ponta, na orientação das famílias, no atendimento da pessoa com o transtorno, explica o deputado Dr. Vicente Caropreso, presidente da comissão.

 

O evento será realizado das 7h30 às 16h30, no  Auditório da Reitoria, na Univille e abordará diagnóstico, patologias correlatas e políticas públicas de inclusão escolar de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

O seminário terá palestra do psicólogo José Raymundo Facion, especialista em psiquiatria infantil e neuropediatria, que atua nos temas Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (Autismo, Rett, Asperger, Transtorno Desintegrativo da Infância); Transtornos do Comportamento Disruptivo (TDAH, Transtorno de Conduta); educação especial; terapia comportamental e inclusiva.

 

O evento teve grande procura – as 300 vagas disponíveis foram preenchidas rapidamente, por isso um local mais amplo foi disponibilizado e mais de 400 pessoas são esperadas para o evento, que é gratuito e aberto ao público. 

 

Dados apontam que o autismo afeta hoje uma em cada 44 crianças. “O diagnóstico precoce, conhecer as condutas terapêuticas adequadas e ações de inclusão social e educacional são fundamentais para o desenvolvimento e a qualidade de vida da pessoa com o transtorno”, explica Dr. Vicente Caropreso, que é médico neurologista.

 

O seminário é realizado em parceria com a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Federação das Apaes do Estado (Feapaes), Associação Catarinense de Autismo (Asca), Secretaria Municipal de Educação, Apae,  Associação de Amigos do Autista de Joinville e Univille.  

 

COMENTÁRIOS