Escola Teresa Ramos completa 82 anos no dia 19 de maio
17/05/2022 18:28 em Educação

Em entrevista a Corupá Fm, o diretor da escola Teresa Ramos, Célio Barbosa, Contou um pouco mais sobre a historia da escola.

 

 

 

 

A Escola de Educação Básica Teresa Ramos de Corupá completa 82 anos no dia 19 de maio. Ela foi fundada em 19 de maio de 1940, com o nome de Grupo Escolar "Teresa Ramos", em homenagem à mãe de Nereu Ramos, que na época era Interventor Federal.

 

Para comemorar a data, a direção e APP organizam a cerimônia, em homenagem aos 82 anos, com participação da comunidade escolar, autoridades, ex-professores, professores e alunos e ao final, o bolo de aniversário.

 

O objetivo da escola é proporcionar ao educando, condições para o desenvolvimento de suas potencialidades, oportunizando ao aluno a busca de conhecimento, construindo seu saber de forma elaborada, crítica e participativa.

 

Um dos símbolos da escola é a figueira (ficus), plantada no centro do pátio, que neste ano completa 64 anos. Ela representa força, grandeza e desenvolvimento. Foi plantada em 21 de setembro de 1957, dia da árvore, pelos alunos do Clube Agrícola "Alberto Torres", orientados pelo professor Waldemar Schultz. A muda de 25 cm foi adquirida do viveiro de plantas do Sr. Leopoldo Seidel.

A Escola Teresa Ramos é a única que oferece o ensino médio no município. Atende 554 alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio.

 

1º ano: 228 alunos   2º: 170      3º: 156

 

As maiores conquistas da escola deste ano reforma elétrica de parte da escola, possibilitando o uso dos aparelhos de ar condicionado, aquisição de um novo bebedouro com capacidade para 200 litros de água refrigerada, aquisição de uma mesa de pebolim para lazer dos alunos, aquisição de guarda-sóis para as mesas do pátio interno, instalação de refletores de Led no bloco C, pintura da área de convivência dos alunos e instalações de conectores de cabo HDMI e Rede em todas as salas de aula.

 

 

 

Quadro de pessoal

 

Atualmente a escola possui 53 servidores entre administrativo, pedagógico, professores e serventes (duas merendeiras e três serventes).

 

Desde janeiro de 2019, a escola é administrada pelo professor Célio João Barbosa, eleito pela comunidade escolar, em outubro de 2018 para a gestão de quatro anos (2020-2023).

 

Para administração da escola, o diretor conta com o apoio, das assessoras de direção Regiane Nair Vieira Bonalume Rodrigues e Viviane Cares de Souza e pelas assistentes técnico-pedagógicas Cassandra da Mota Krüger Heerdt e Maria Jane K. Pauli e orientadora Maite Zanella.

 

Também auxiliam na administração o Conselho Deliberativo, APP e Grêmio Estudantil.

 

 

 

A diretoria atual da APP está assim constituída:

 

Presidente: Quiliano Pereira

 

Vice-Presidente: Erol Carlos Zehnder

 

Secretária: Roselene Hannemmann

 

Vice-Secretária: Mara Gaudet

 

Tesoureiro: Renato Ardemiro Dallabona

 

Vice-Tesoureiro: Wender Strelo Gaudet

 

Conselho Fiscal: Célio João Barbosa, Maria Jane Koffermann Pauli, Uirajá da Rosa Rodrigues Junior, Ana Lucia Siqueira e Kamila Langhammer.

 

 A APP da escola é bem atuante, auxiliando na organização de promoções e atividades em prol da escola, como:  Festa Junina, Feira Gastronômica, Dia do Estudante, noite do pastel, contribuição espontânea com sorteio de prêmios e outros. 

 

 

 

Estrutura

 

Desde 2000 com a nova LDB, a nomenclatura da escola passou para Escola de Educação Básica Teresa Ramos.  A Unidade Escolar tem uma boa estrutura física, conta com 13 salas de aula, um laboratório de informática, ginásio de esportes, biblioteca, sala multifuncional, salão de eventos, laboratório de ciências da natureza e outras dependências.

A alimentação é servida por uma empresa terceirizada, a SEPAT, em que o cardápio é preparado por nutricionistas SED, totalizando aproximadamente 300 refeições diárias para o diurno e cerca de 150 para o noturno.

 

 

 

Novo Ensino Médio

 

Desde 2019, a escola Teresa Ramos também aderiu ao novo ensino médio, implementado em 120 escolas-piloto de Santa Catarina.  Aproximadamente 160 alunos do 1º ano do ensino médio diurno estudam nesta modalidade.

 

O modelo do novo ensino médio tem uma carga horária maior, currículo mais flexível organizado por áreas do conhecimento, no lugar de disciplinas. Esta modalidade é voltada para as necessidades, competências e habilidades essenciais a serem desenvolvidas pelo aluno.

 

Uma das principais mudanças é a carga horária, das atuais 800 horas/aula/ano para mil horas e os itinerários formativos.

 

As horas/aula distribuem-se entre a Formação Geral Básica (mínimo de 1,8 mil horas nos três anos); e a Formação Específica via Itinerários Formativos, contemplando habilidades próprias a uma ou mais áreas de conhecimento ou formação técnica e profissional (mínimo de 1,2 mil horas nos três anos).

 

A Formação Geral encontra embasamento na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que propõe a organização curricular por áreas do conhecimento: Linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

 

 

 

História da Escola

 

 A escola foi fundada em 19 de maio de 1940, com o nome de Grupo Escolar Teresa Ramos. O nome é uma homenagem à mãe do então Interventor Federal Dr. Nereu Ramos, presente no ato inaugural com demais autoridades. Nereu Ramos foi eleito governador, em 1935, sendo nomeado interventor em 1937, permanecendo neste cargo até 1945.

 

Na década de trinta um grupo de pessoas do Distrito de Hansa Humboldt, município de Jaraguá do Sul, concluiu que a prioridade do momento era um educandário de 1ª a 4ª série, que atendesse todas as crianças em idade escolar da Vila Hansa.

 

Os associados da Sociedade Esport Club "Die Alten", (time de futebol), num gesto altruísta doaram seus bens patrimoniais ao Estado de Santa Catarina. Era um campo de futebol situado na Rua Oswaldo Cruz (hoje Vidal Ramos, nº 75). O terreno, com área de 7.040m2, era suficiente para construir um Grupo Escolar.

 

O empenho de autoridades locais como Carlos Tozini, Intendente Distrital, professores e pais colaboraram para a sanção da Lei nº 213, pelo Interventor Federal Dr. Nereu Ramos, autorizando a construção do Grupo Escolar.

 

A obra concluída tinha quatro salas de aula, portaria, gabinete de diretor, gabinete odontológico, cooperativa, sala para o museu e dois sanitários para professores. No galpão, que servia de abrigo para os alunos havia sanitários de ambos os lados (masculino e feminino). Na parte superior, um gabinete de Educação Física e no lado oposto ficava a cozinha.

 

A primeira pintura do prédio era padrão da época: janelas e portas verdes, paredes externas amarelas e internamente todas as dependências de branco. O primeiro diretor e professor da escola foi Edmundo Santos. Em 1941, oficializou-se o Curso Primário Complementar, com duração de três anos, correspondendo a atual 5ª a 8ª série.

 

O Curso Normal Regional "João do Prado Faria", funcionando anexo ao mesmo grupo, com a 1ª e 3ª séries, foi criado em 1949. Este curso visava a formação de Regentes de Ensino Primário. Os formandos da 1ª Turma em 1952 tiveram como paraninfo, o então Prefeito de Jaraguá do Sul, Artur Müller.

 

Em 21 de setembro de 1957, dia da árvore, foi plantada uma figueira (ficus), no centro do pátio, pelos alunos do Clube Agrícola "Alberto Torres", orientados pelo professor Waldemar Schultz, cuja muda foi adquirida do Sr. Leopoldo Seidel. Esta árvore transformou-se no emblema (símbolo da escola), que expressa força, grandeza e desenvolvimento.   

 

Em 1964 o curso Normal Regional João do Prado Faria foi extinto em substituição ao Ginásio Normal João do Prado Faria, criado pela Lei nº 4.441, também anexo ao mesmo Grupo Escolar. A Colação de Grau da Primeira Turma do Ginásio Normal João do Prado Faria ocorreu em 1967.

 

A nomenclatura Escola Básica Teresa Ramos foi criada pelo decreto SEE (Secretaria de Educação do Estado) de 8 de fevereiro de 1971, nº 10.362. A mudança na nomenclatura deu-se em virtude da inclusão de todo o ciclo básico até a 8ª série. Em 18 de abril de 1979, pelo decreto nº 7.405, Parecer 45, implantou-se na escola, o 2º Grau, com a habilitação Técnico em Contabilidade,  passando a denominar-se Colégio Estadual Teresa Ramos.

 

A primeira matrícula no 1º ano somou 157 alunos, mas apenas 48 alunos concluíram o curso em 1981. A escola já ofereceu diversos cursos de 2º Grau: Técnico em Contabilidade, Técnico em Agropecuária, Magistério e Curso Integrado (antigo científico).

 

No decorrer destes 82 anos, passaram pela escola Teresa Ramos 22 diretores gerais, assessores de direção e centenas de professores que colaboraram para o desenvolvimento cultural e educacional da comunidade corupaense.

 

 

 

Zélia Ozório Ewald

 

A professora aposentada e ex-diretora que mais tempo trabalhou na escola foi Zélia Ozório Ewald, carinhosamente chamada por todos de Dona Zélia. Trabalhou na Escola Teresa Ramos durante 28 anos, dos quais 22 anos dedicados à direção da escola. Ela faleceu no dia 09 de julho de 2017, aos 92 anos,

 

 

 

Diretores da Escola

 

1-Edmundo dos Santos: 1940

 

2- Eugênio Marchetti: 1942

 

3- Antônio de Lara: 1944

 

4- Nicola Baptista: 1945

 

5- Simírames Duarte Silva Bosco: 1946-1952

 

6- Zélia Ozório Ewald: 1952-1974

 

7- Waldemar Schultz: Diretor Geral: 1974-1981

 

8- Elli Lennert Schultz: Diretora Geral: 1982-1985

 

* Irmã Lucy Broering: Diretora de 1º Grau: 1982-1985: transferida

 

* Bregitte Adler: Diretora de 1º Grau: 1985

 

 * Luís Carlos Schultz: Diretor de 2º Grau: 1982-1985

 

9- Herrmann Susenbach: Diretor Geral: 21/12/85- 1990

 

 * Elísio Wedderhoff: Diretor de 1º Grau: 21/12/85- 1990

 

 * Luís Carlos Schultz: Diretor de 2º Grau: 21/12/85- 1990

 

10- Celita do Nascimento Paterno Diretora Geral: 1991-1994

 

11 -Elisio Wedderhoff: Diretor Geral:1995-1998

 

12- Marlene Hoffmann Correa: Diretora Geral: 1999-2002

 

* Diana Seidel: Diretora Adjunta: 1999-2002

 

13- Rosane Buschle: Diretora Geral: 2003-2006

 

* Margot Hauffe: Diretora Adjunta: 2003- abril de 2005

 

* Lairton Hartmann Müller: Assessor Administrativo: Maio de 2005-2006

 

14- Marga Rita Dominoni: 2007-2009

 

* Assessora Administrativa: Solange Baniski: 2008-2010

 

15- Maria Garcia da Silva Rocha: 2010

 

* Assessora Administrativa: Dulcemery Adrianny Feiler Marcarini: 2010

 

16- Interina Solange Baniski: janeiro a maio de 2011

 

17- Nelson Baninski: junho 2011 a março de 2012

 

18- Vanderli Deucher: maio a outubro de 2012

 

* Assessora Administrativa: Dulcemery Adrianny Feiler Marcarini: abril a dezembro de 2012

 

19- Solange Baninski: outubro a dezembro de 2012

 

20- Arci Angelo Hartmann Müller: janeiro de 2013-dezembro 2015

 

Assessora Administrativa: Dulcemery Adrianny Feiler Marcarini: janeiro de 2013 a dezembro de 2015

 

 21- Lirio Lanznaster: janeiro de 2016-2018

 

 Assessora de Direção: Dulcemery Adrianny Feiler Marcarini: janeiro de 2016 a junho de 2016

 

Assessora de direção: Regiane Nair Vieira Bonalume junho de 2016 a dezembro de 2019

 

Assessora de direção: Maria Jane Koffermann Pauli janeiro de 2016 a janeiro de 2017

 

Assessora de direção: Diana Seidel fevereiro de 2017 a julho de 2018

 

Assessor de direção: Célio João Barbosa agosto de 2018 a janeiro de 2019

 

22 – Célio João Barbosa: fevereiro de 2019 a dezembro de 2019

 

Assessora de direção: Viviane Cares de Souza fevereiro de 2019 a dezembro de 2019;

 

23 - Célio João Barbosa: janeiro de 2020 até a presente momento

 

Assessora de direção: Viviane Cares de Souza fevereiro de março de 2020 até o presente momento

 

Assessora de direção: Regiane Nair Vieira Bonalume fevereiro de 2020 até o presente momento

 

 

 

Teresa Ramos

 

Teresa Fiuza Ramos é a patrona benemérita da Escola. Nasceu na cidade de Faxinal, São Paulo. Casou-se em Lages com Dr. Vidal José de Oliveira Ramos Júnior e desta união nasceram 14 filhos. Dedicou-se pela educação do estado. O terreno do Colégio Catarinense de Florianópolis foi doado por Teresa Ramos, pois no local existia uma chácara de sua propriedade. Faleceu no dia 22 de fevereiro de 1924.

 

 

 

 

COMENTÁRIOS