Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
https://c2p.cleverwebserver.com/dashboard/0d15ea5c-a9f6-11ec-a592-cabfa2a5a2de
PUBLICIDADE
Publicidade
Escola de Educação Básica Teresa Ramos completa 82 anos e diretor participa da sessão do legislativo corupaense
24/05/2022 21:17 em Educação

Neste mês de maio, a Escola de Educação Básica Teresa Ramos, completou 82 anos de existência em Corupá, sendo inaugurada em 19 de maio de 1940. Para marcar a data, o diretor da única escola de ensino médio da cidade, Célio João Barbosa, participou da sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira (23), e fez uma apresentação do estabelecimento de ensino, exibindo slide com imagens e texto, contando toda a história e a estrutura atual.

 

O diretor fez um breve histórico da escola e depois mostrou as melhorias feitas desde a sua fundação, inclusive com a alteração do nome, passando de Grupo Escolar Teresa Ramos, depois Colégio Estadual Teresa Ramos e a partir do ano 2000, para Escola de Educação Básica Teresa Ramos. Também falou sobre o Novo Ensino Médio, com ampliação da carga horária dos alunos e a proposta diferenciada no currículo, com parte fixa e a flexível, onde os estudantes tem a possibilidade de escolher as áreas que querem se aprofundar direcionando a sua carreira ou escolha, incluindo o Projeto de Vida.

 

Mesmo sendo uma explanação em comemoração aos 82 anos da instituição, Célio citou algumas “fragilidades” da escola, entre as quais, falta de espaço coberto para os alunos esperarem os ônibus, acessibilidade ao segundo piso e sinal de internet deficitário para os alunos. Porém, listou uma série de avanços na estrutura entre 2020 e 2022, com recursos da APP (Associação de Pais e Professores) e os investimentos do Governo do Estado em melhorias.

 

Melhorias com recursos da APP

 

-Automatização da porta de entrada na secretaria;

 

-Instalação de projetores em todas as salas de aula;

 

-Instalação de secadores elétricos de mãos;

 

-Instalação de torneiras com sensores em função da pandemia;

 

-Instalação de mictórios com sensores em função de pandemia;

 

-Internet cabeada em todas as salas;

 

-Sinal de wifi para os alunos;

 

-Aquisição de 2 bebedouros com capacidade de 200 litros cada;

 

-Instalação de pia de pedra na sala dos professores;

 

-Aquisição de mesas de cimento para o pátio interno da escola;

 

-Guarda-sóis sobre as mesas do pátio interno;

 

-Ampliação da área de convivências;

 

-Reforma do bicicletário;

 

-Finalização da cozinha dos alunos e aquisição de um novo fogão;

 

-Aquisição de uma mesa de pebolim para lazer dos alunos;

 

-Móveis para o laboratório de Ciências da Natureza;

 

-Várias reformas pontuais conforme a necessidade.

 

Melhorias com recursos do Governo do Estado

 

-Reforma elétrica de parte da escola;

 

-Pintura da fachada;

 

-Reforma do bloco que se encontrava interditado;

 

-Serviço de capina e roçada;

 

-Recursos através do catão CPESC;

 

-Materiais de expediente, de limpeza e de combate a Covid 19;

 

-Obras novas para a biblioteca;

 

-Equipamentos para formar o laboratório de Ciências da Natureza;

 

-Equipamentos para formar o laboratório de matemática;

 

-Laboratório Maker (aguardando a entrega);

 

-Novo laboratório de informática (aguardando a entrega).

 

HISTÓRIA

 

A escola foi inaugurada em 19 de maio de 1940, com o nome de Grupo Escolar Teresa Ramos, homenagem prestada a Sra. Teresa Ramos, mãe do Interventor Federal da época, Dr. Nereu Ramos. Em 1951 foi criado o Curso Normal Regional “João do Prado Faria”, visando especificamente a Formação de Regentes de Ensino Primário. Implantou-se em 1963 o “Ginásio Normal”, curso que substituiu o extinto “Curso Normal Regional”.

Em 08 de fevereiro de 1971, foi criada a “Escola Básica Teresa Ramos”. Durante todo esse período, o antigo “Grupo Escolar” sofreu transformações no seu aspecto físico, sendo ampliado segundo as necessidades, respeitando os padrões e arquitetura de cada período. Em 18 de abril de 1979, teve início o 2º Grau, com a habilitação em “Técnico em Contabilidade”, mudando a nomenclatura da escola para “Colégio Estadual Teresa Ramos”. Em nível de 2º Grau, hoje ensino médio, a escola ofereceu os cursos de Técnico em Agropecuária, Magistério, Curso Integrado (antigo científico). A partir de 2000, em respeito à LDB, a escola sofreu a mais recente mudança na nomenclatura, passando a se chamar Escola de Educação Básica Teresa Ramos. Em 2011, a escola ofereceu o curso Técnico em Administração.

 

Um dos símbolos da escola é a figueira (ficus), plantada no centro do pátio, que neste ano completa 65 anos. Ela representa força, grandeza e desenvolvimento. Foi plantada em 21 de setembro de 1957, dia da árvore, pelos alunos do Clube Agrícola "Alberto Torres", orientados pelo professor Waldemar Schultz. A muda de 25 cm foi adquirida do viveiro de plantas do Sr. Leopoldo Seidel.

COMENTÁRIOS