Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
https://c2p.cleverwebserver.com/dashboard/0d15ea5c-a9f6-11ec-a592-cabfa2a5a2de
PUBLICIDADE
Publicidade
Fogueira de 35 metros de altura é construída em SC para festa de São João
24/06/2022 05:53 em Variedades

Uma festa de São João em Santa Catarina terá uma fogueira de 35 metros de altura. Com 100 metros cúbicos de madeira, ela vai marcar a comemoração na cidade de São João do Itaperiú, localizada no Norte do estado. A fogueira demorou cinco dias para ser construída, com a mão de obra de 10 trabalhadores.

 

Há dois anos que festa de São João não ocorre na cidade, por causa da pandemia. O município tem 3,7 mil pessoas, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A fogueira é uma tradição centenária na cidade. Todo ano, o objetivo é que ela seja um pouquinho mais alta do que no ano anterior.

 

Neste ano, a fogueira de 35 metros será acesa no sábado (25) às 23h. O fogo deve durar até a manhã de domingo (26). O município espera que 15 mil pessoas participem da festa de São João. Na cidade, a data é a mais aguardada do ano. A prefeitura afirma que a fogueira é a maior do Sul do Brasil de uma festa de São João.

A escolha de quem acende o fogo é disputada. "A gente faz um leilão beneficente, que toda a verba arrecada é em prol da comunidade, do padroeiro São João Batista. Ele [fogo] é colocado através de um cabo aéreo, que ele acende lá embaixo, numa distância segura", explicou o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Mario Redmerski. Também há fogos de artifício, acesos por esse cabo.

 

No último ano, o ganhador do leilão arrematou um lance de R$ 2 para ter o privilégio de acender a fogueira.

 

Fotos: Reprodução/NSC TV

COMENTÁRIOS