Eleitos os 9 vereadores da Câmara Jovem de Corupá
30/06/2022 19:59 em Política

Uma campanha e votação tranquilas, sem nenhum tipo de problema. Assim foi a primeira eleição do Programa Câmara Jovem da Câmara de Vereadores de Corupá, realizada nesta quarta-feira (29). Trinta (30) candidatos do 6º ao 8º ano concorriam, das escolas municipais Aluísio Carvalho de Oliveira (Bairro Seminário), Francisco Mees (Bairro Vila Isabel), São José (Centro) e José Pasqualini (Bairro João Tozini), com 821 alunos do 6º ao 9º ano aptos a votar. A diplomação dos 9 vereadores jovens será no dia 7 de julho, às 19h e a instalação da Câmara Jovem e posse dos eleitos está marcada para o dia 3 de agosto, às 18h.

 

A mobilização de alunos, professores e, principalmente, direção das escolas foi intensa em torno da primeira eleição entre alunos nas escolas municipais de Corupá. A campanha nas escolas chamou atenção de toda a comunidade escolar e também envolveu às famílias. “Já colocaram na gravação feita com eles o plano de governo, o que eles vão fazer”, diz a diretora da Escola São José, Maria Aparecida Rosa, afirmando ainda que “tem certeza que o Programa Câmara Jovem veio para ficar, e alguns alunos vão seguir a carreira política”.

 

A eleição nas escolas contou com o apoio irrestrito da Secretaria Municipal de Educação, que ajudou a incentivar a participação da direção, professores e alunos. O secretário de Educação, Joney Cícero Morozini, afirma que o Programa Câmara Jovem é importante para que possa despertar não apenas o sentimento de cidadania, mas também mostrar como funcionam os poderes. Linda Klotz, 13 anos, aluna do 7º ano da Escola Municipal José Pasqualini, uma das eleitas, diz que vai tentar fazer o melhor que puder pela escola, o melhor que conseguir, e considera que a eleição pode abrir portas, podendo até ser vereadora futuramente. O presidente do legislativo corupaense, vereador Benjamin Tamanini, acompanhou a eleição e a apuração durante toda a quarta-feira e destaca o número de votos nulos e brancos, que não chegaram a 10, e a emoção dos envolvidos no processo, agradecendo a participação de todos.

 

ELEITOS

 

-Escola Aluísio Carvalho de Oliveira:

 

Raquel Ganske Sell - Bruno Rafaeli Rodrigues - Heloisa Cristina M. Borchardt

 

-Escola São José:

 

João Gabriel Severo Diell - Ana Cristina Borba Cavalcanti - Kyara Sulino Monteiro

 

-Escola Francisco Mees:

 

Rafael Gessner Alegri

 

-Escola José Pasqualini:

 

Linda Klotz - Douglas dos Santos Walter

 

 

 

COMENTÁRIOS