Encontro no Espírito Santo tira Jorginho da agenda de Lula em SC
Política
Publicado em 09/08/2024

O governo do Estado confirmou que Jorginho Mello (PL) não participará da inauguração do Contorno Viário Norte, em Palhoça, na Grande Florianópolis, nesta sexta-feira (9), primeira visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tampouco da entrega de uma fragata à Marinha do Brasil, em Itajaí. Jorginho embarcou, nesta quinta-feira (8), para o Espírito Santo onde participa da abertura da 11ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD), ao lado dos governadores de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.

 

A ideia da reunião, que cai como uma luva para evitar o encontro entre Jorginho e Lula, é debater o fortalecimento da cooperação entre os governos das duas regiões para impulsionar ações socioeconômicas e ambientais. Jorginho é o autor da proposta da criação de um protocolo de ações conjuntas em respostas de catástrofes climáticas, tema que afetou a maioria dos estados do bloco no último ano. Além disso, também está na pauta o debate sobre as perdas de arrecadação com a regulamentação da reforma tributária.

 

O governador irá acompanhado dos secretários de Planejamento, Edgar Usuy; de Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza; do Gabinete do Governador, Danieli Porporatti; e da secretária de Articulação Nacional, Vânia Franco. A agenda é importante, mas se afastar do presidente da República cumpre um apelo dos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), principalmente durante duas agendas que valorizam realizações no Estado: o contorno, na Grande Florianópolis, e a entrega de uma fragata à Marinha do total de quatro que estão sendo construídas por um estaleiro, em Itajaí.

 

A vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm (PL), deve representar Jorginho nos eventos com o presidente Lula.

 

Fonte:SCC10

Comentários