Quem são os pré-candidatos a prefeito de Joinville nas Eleições 2024
Política
Publicado em 09/09/2024

Com a proximidade das eleições municipais de 2024, os partidos políticos avançam na definição dos pré-candidatos e chapas para o cargo de prefeito. Em Joinville, até o momento, são seis nomes que despontam para disputar o Executivo da maior cidade de Santa Catarina: Adriano Silva (Novo), Anelisio Machado (PP), Carlito Merss (PT), Luiz Cláudio Gubert (MDB), Rodrigo Bornholdt (PSB) e Sargento Lima (PL).

A chapa do atual prefeito, Adriano Silva (Novo), deve ser “pura”, seguindo com Rejane Gambin (Novo) como candidata a vice-prefeita. Em 2020, estreante em eleições, ele recebeu 145.269 dos votos válidos (55,43%), superando o veterano Darci de Matos, que recebeu 116.793 dos votos válidos (44,57%).

Entre os adversários do atual prefeito, Anelisio já disputou a eleição para chefe do Executivo de Joinville em 2020. Além disso, Bornholdt foi vice-prefeito entre 2004 e 2008 e articula uma “frente ampla” com partidos de esquerda e centro-esquerda. Carlito, por sua vez, já foi prefeito da cidade de 2008 a 2012; Gubert manterá a tradicional candidatura do MDB; enquanto Lima, em 2022, foi o deputado estadual eleito com mais votos no município.

A definição oficial dos concorrentes, no entanto, só ocorre nas convenções dos partidos, que precisam ser feitas entre 20 de julho e 5 de agosto. A campanha eleitoral começa oficialmente em 16 de agosto.

Adriano Silva (Novo)

Nascido em Joinville, Adriano é da quarta geração de uma família proprietária de uma empresa farmacêutica tradicional na região. Formado em administração de empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, começou a carreira na empresa da família como assistente de marketing. Se filiou ao Novo em 2018 e foi eleito prefeito em 2022, na primeira eleição que disputou.

Anelisio Machado (PP)

O empresário de 58 anos nasceu em Vidal Ramos (SC), mas mora em Joinville desde 1976. Ele é formado em pedagogia e técnico mecânico, além de ter pós-graduação em gestão de pessoas. Anelisio é fundador de uma instituição de ensino superior da cidade e diretor geral de uma emissora de televisão. Em 2020, concorreu a prefeitura de Joinville, mas terminou em 8º lugar com 8.085 votos.

Carlito Merss (PT)

Eleito prefeito de Joinville em 2008, atualmente está na gerência de políticas públicas do Sebrae Nacional desde junho do ano passado. Carlito concorreu mais duas vezes a prefeito, em 2012 e 2016, mas sem sucesso. A última participação como candidato foi em 2018, quando ficou na suplência do PT na eleição para a Assembleia Legislativa – em 2020, assumiu o mandato por um mês.

Luiz Cláudio Gubert (MDB)

Ele é formado em Direito e em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, além de mestrado em Ciência Jurídica. Filiado ao partido desde 2004, o pré-candidato já trabalhou na prefeitura e na Câmara de Vereadores de Joinville.

Rodrigo Bornholdt (PSB)

O advogado foi definido como pré-candidato pelo PSB. No currículo, ele tem passagens como procurador do município durante o segundo mandato de Luiz Henrique da Silveira e, em 2004, foi eleito vice-prefeito na chapa liderada por Marco Tebaldi. 

Sargento Lima (PL)

Representante do “bolsonarismo” e pré-candidato apoiado pelo governador de Santa Catarina, Lima foi o deputado estadual mais votado em Joinville nas eleições de 2022, somando 38.547 votos. Além da passagem pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), ocupou o cargo de secretário de Estado de Segurança Pública em 2024.

Fonte: NSC total

Comentários