
Veja cronologia de ataques desde quinta-feira em cidades de SC
Ao menos 19 cidades foram alvo de ações criminosas contra prédios públicos, casas de policiais, bases da PM e delegacias. Na noite deste domingo (3), fórum de Navegantes foi alvo.
Por G1 SC
Base da PM na Colônia Santana, em São José, foi alvo de tiros (Foto: Thomas Braga/RBS TV)
Desde a quinta-feira (31) até a noite deste domingo (3), ao menos 19 cidades de Santa Catarina foram alvo de ataques criminosos. Bases da PM, delegacias, órgãos estaduais e municipais e casas de policiais foram atingidos. Carros também foram incendiados, e universitários tiveram de descer de um ônibus que estava sendo incendiado, em Itajaí.
Na noite deste domingo (3), por volta das 19h, tiros foram disparados contra o Fórum de Navegantes, informou a Polícia Militar. Segundo relatos, dois homens passaram pelo local em uma moto preta e o carona fez os disparos. Eles teria fugido em direção o Centro. Conforme a PM, um dos disparos atravessou a janela de vidro e acertou o interior do prédio.
Na segunda (28) e na quarta-feira (30), dois policiais militares foram assassinados, um em Joinville, no Norte do estado, e outro em Camboriú. Suspeitos dos dois crimes foram detidos.
Vídeo flagrou suspeitos de atirar contra prédio do IGP em Florianópolis (Foto: Divulgação)
O governo de Santa Catarina evita falar sobre possíveis motivações dos ataques e como estão as investigações. Em nota, afirmou que as "forças de segurança estão em prontidão e atuando permanentemente no combate àqueles que buscam aviltar a tranquilidade da família catarinense por meio da violência desmedida contra aparelhos e agentes públicos na figura odiosa de ataques indiscriminados que beiram o terrorismo".
Foram registradas ocorrências nas cidades de:
- Florianópolis, Biguaçu, Palhoça e São José, na Grande Florianópolis;
- Araranguá, Balneário Rincão, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Criciúma, Cocal do Sul, Içara e Tubarão, no Sul;
- Itajaí, Camboriú, Balneário Camboriú e Navegantes, no Litoral Norte;
- Joinville, Corupá e Jaraguá do Sul, no Norte
Veja abaixo a cronologia
Ao menos 19 cidades registraram ataques desde quinta (31) em SC (Foto: Arte/G1)
Quinta e sexta-feira
Entre a noite de quinta-feira (31) e a noite desta sexta-feira (1), foram registrados casos de ataques criminosos a prédios, carro e residência de membros da segurança pública em 14 cidades de Santa Catarina. Bases da PM, prédios públicos e uma delegacia foram alvo. A base da PM do Centro Administrativo do Estado, na capital, foi alvo de disparos.
Em Itajaí, um ônibus que levava universitários foi incendiado na noite de sexta-feira (1). Alguns ocupantes tiveram que pular pelas janelas para sair, conforme a NSC TV. Ao menos uma pessoa, bateu a cabeça ao tentar sair, foi levada ao hospital com ferimentos leves.
Sábado e domingo
No fim de semana, novos ataques foram registrados. A maioria foi em cidades da Grande Florianópolis.
Na tarde de sábado, um carro foi incendiado no Centro de Zoonoses de Criciúma
Às 6h30 de domingo foi lançado um artefato explosivo nos fundos do Departamento de Administração Prisional (Deap) em Palhoça. A explosão danificou uma viatura que estava no pátio. Na tarde de sábado (2), um artefato também foi encontrado no Deap, mas não explodiu.
SC registra mais ataques criminosos contra prédios da segurança pública neste domingo (3)
Na Vila União, em Florianópolis, houve confronto entre suspeitos e a PM. Um adolescente de 16 anos morreu e um jovem de 21 anos foi baleado e encaminhado ao hospital. Um policial também foi alvejado no pé. Foi apreendida uma pistola calibre 9mm.
Por volta das 2h, foram disparados cerca de 18 tiros contra o Instituto Geral de Perícias (IGP), no Itacorubi, em Florianópolis. Dois chegaram a danificar a parede interna.
Em Içara, por volta das 13h40, bombeiros foram acionados para apagar chamas em um depósito do Dnit. No total, 15 carros foram atingidos pelas chamas.
Veículos foram incendiados no pátio do Dnit em Içara (Foto: Bombeiros/Divulgação)