Publicidade
Parlamentares do Mercosul observarão o segundo turno das eleições em Santa Catarina
28/10/2018 06:53 em Eleições 2018

Durante o segundo turno das Eleições 2018, que acontece neste domingo (28), quatro parlamentares da Argentina, que são observadores eleitorais da União de Parlamentares do Mercosul (UPM), acompanharão todo o processo eleitoral em Santa Catarina.

No sábado (27), os parlamentares argentinos participaram do sorteio das seções eleitorais para a Votação Paralela e Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas, na sede do TRE-SC.

Já hoje (28), entre outras atividades, os observadores visitarão uma seção eleitoral na abertura dos trabalhos, o Disque Eleitor e a Sala de Imprensa do TRE-SC, onde assistirão a divulgação dos resultados a partir das 17h.

A solicitação da observação foi aprovada pelos juízes do Pleno do TRE-SC na sessão judiciária do dia 12 de setembro de 2018. O objetivo da missão é verificar a transparência e a lisura do processo eleitoral e também a sistemática de votação. Toda observação que é feita pela UPM visa avaliar como as eleições estão ocorrendo nos países do Mercosul.

De acordo com o diretor-geral do TRE-SC, Sergio Manoel Martins, “é importante que haja essa observação do processo eleitoral por entidades externas, principalmente por entidades internacionais, porque legitima o nosso processo eleitoral, que é seguro e transparente. A observação do funcionamento do nosso sistema de votação consolida ainda mais o processo eleitoral brasileiro. É fundamental que a Justiça Eleitoral viabilize a transparência também por meio da participação de stakeholders externos de modo que possam contribuir com a melhoria do processo eleitoral brasileiro”.

COMENTÁRIOS