Publicidade
Escola de SC usa game e QR Code em aula de arqueologia sobre história dos sambaquis
15/05/2019 17:44 em Educação

Escola de SC usa game e QR Code em aula de arqueologia sobre história dos sambaquis

Jogo foi desenvolvido por pesquisadores de universidades para ensino. Cerca de 2 mil crianças usam as tecnologias em sala de aula em Tubarão.

Alunos de Tubarão, no Sul catarinense, estão aprendendo sobre arqueologia com ajuda da tecnologia. Foi desenvolvido para ensino um game sobre sambaquis e jovens fazem escavações arqueológicas fictícias usando o celular, por meio de QR Code.

O game desenvolvido se chama "Sambaqui: uma história antes do Brasil". Ele foi elaborado em uma parceira de um grupo de pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) e a Unisul, em Tubarão.

Continua depois da publicidade

Foram quase dois anos de estudos até desenvolver o jogo, que passou a fazer parte do conteúdo didático de quase 2 mil estudantes do município.

Na outra atividade, alunos usam QR Code para descobrir esculturas feitas pelos povos sambaqui. O sítio arqueológico fictício é montado em uma sala de aula.

“[Trabalhamos] arqueologia e arte rupestre em sala de aula. Eles puderam observar agora com os Codes os objetos e agora eles vão tentar desenhar semelhante ao que viram ali”, disse o professor de história Geraldo Nunes.

Os sambaquis são depósitos arqueológicos formados por cascas de moluscos, osso de mamíferos, além de objetos de arte e pesca.

Fonte: G1 - SC  

Sua empresa em destaque, Informações só clicar aqui

Receba Notícias e Informações diretamente em seu celular: Só Clicar aqui

COMENTÁRIOS