Presidente da CCO da 31ª Schützenfest convida para o Schützenbaum
13/09/2019 06:52 em Novidades

Contagem regressiva para a 31ª Schützenfest. É neste clima que o presidente da Comissão Central Organizadora do evento, Alcides Pavanello, conclama não só a população jaraguaense, mas de toda a região a prestigiar o lançamento da tradicional Festa dos Atiradores de Jaraguá do Sul. a partir das 10 horas deste sábado (14) com a já conhecida Schützenbaum. “Trata-se de um desfile que parte lá da antiga Estação Ferroviária vindo até a Praça Ângelo Pia zera. Todas as 17 sociedades participam, a CCO em peso, a Associação de Tiro também, onde de lá até a Praça Ângelo Pia zera todos vêm com muita alegria, diversão, entusiasmo, muita festa, lembrando também sim um pouco as antigas marchas de rei”, destacou Pavanello.

O presidente da CCO destaca que após chegarem à praça será feito o “plantio” da “árvore dos atiradores”, a Schützenbaum. “Junto com ela, plantaremos a esperança de que nós tenhamos este ano, de novo, uma grande Schützentfest entre os dias 7 a 17 de novembro”, reiterou.

O evento desde sábado não é só para as sociedades de tiro. “A exemplo do que fizemos há 20 dias com o Schützenplatz, também a comunidade em geral está convidada a participar deste evento também. Pode vir junto, acompanhar o desfile das sociedades”, destacou. “Teremos três bandas abrilhantando esse evento. Então toda a comunidade, desde já, está convidada a participar. Todos poderão conferir uma amostra do que vai ser a nossa 31ª Schützenfest que, com certeza, vai ser ainda melhor que a do ano passado”, projetou o presidente da CCO.

Melhorias nos pavilhões – Além de convidar a comunidade para o lançamento da Schützen, Alcides Pavanello também falou sobre os preparativos que estão sendo feitos na casa da festa, o Parque Municipal de Eventos. “As pessoas que virão a Schützenfest este ano e entrarem no Pavilhão A, por exemplo, vão ficar admiradas. O local foi totalmente forrado, com tipo de material que retém o calor que vem do telhado. Existe agora também uma divisão em vidro onde fica a praça de alimentação e o salão de dança. A ideia é que as pessoas fiquem confortáveis com um som mais agradável. Resumindo, o Pavilhão A, sem sombras de dúvida, está magnífico”, garantiu o presidente.

Canto da família - As estruturas da festa acrescenta Pavanello, foram aumentadas em relação a 2018. “Você praticamente não vai ver muitos poucos metros quadrados do Parque de Eventos sem cobertura”, adiantou. “Além disso, estamos introduzindo entre os pavilhões B e C o que estamos chamando de O Canto da Família. Ali iremos colocar mesas, local de distribuição de chopp, muito brinquedo para a nossa criançada. Um local onde os pais vão poder degustar sua alimentação, tomar seu chopp ao mesmo tempo que suas crianças se divertem à vontade nos brinquedos que serão montados no local”, projetou Alcides Pavanello.

O presidente da CCO da Schützen reitera que sua equipe já trabalha desde fevereiro no sentido de trazer algo de melhor e diferente para o evento. “ fazer com que as pessoas venham tenham mais conforto e, principalmente, fiquem com vontade de sempre voltar à festa”, sorriu.

Tradição vinda da Baviera – A historiadora do Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul, Sílvia Kita faz um relato das origens do Schützenbaum, evento que precede a Festa dos Atiradores de Jaraguá do Sul. “O nosso Schützenbaum origina-se das Festividades do Mainbaum (árvore de maio) realizadas na Alemanha, mais precisamente na Baviera.

Nessas festas, o tronco de uma arvore é erguido e enfeitado com os símbolos das profissões e das religiões e com emblemas políticos e culturais conhecidos na localidade", descreveu. O primeiro Schützenbaum jaraguaense aconteceu em setembro de 2006. "Esta festividade simboliza a esperança de uma primavera fecunda e para uma boa época de verão. Desta forma, procuramos adaptar as festividades do Maibaum para as festividades da Schützenfest e criamos o Schützenbaum, a árvore dos atiradores", descreveu.

Para Silvia "o desfile e as festividades de instalação do Schützenbaum, simbolizam o desejo de que a Schützenfest, seja motivo de alegria e confraternização de todos os que dela participam."

Sua empresa em destaque, Informações só clicar aqui

Receba Notícias e Informações diretamente em seu celular: Só Clicar aqui

COMENTÁRIOS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE