Como a fumaça das queimadas do Pantanal chega em SC
16/09/2020 09:45 em Cotidiano

A grande quantidade incêndios que estão ocorrendo nesta temporada no Pantanal vem trazendo um sério prejuízo ambiental ao Brasil. Porém, não só no Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Outros estados brasileiros estão tendo influência através da fumaça que se espalha e provoca queda na qualidade do ar.

COMO A FUMAÇA CHEGA EM SC?

Pela distância que estamos do Pantanal talvez seja dificil, ou pelo menos curioso, entender como essa fumaça pode chegar até o nosso Estado. Para isso, é preciso falar sobre um vento que ocorre em altitude. Mais ou menos a 1,5 km de altura da superfície. 

Na meteorologia chamamos esse vento de ''Jato de Baixos Níveis''. Um vento que ocorre mais ou menos na altura da base das nuvens. 

Ventos assim ocorrem em diveras regiões do mundo. Normalmente causados pela presença de uma topografia elevada. No nosso caso, os Andes. A ilustração abaixo mostra o que ocorre aqui no Brasil: 

Esse vento sopra do Sudeste do Oceano Atlântico em direção ao Noroeste do Brasil, ou seja, vai em direção à floresta Amazônica no Norte do país. Em seguida esse vento é bloqueado pelos Andes que forma um "corredor" que canaliza esse vento em direção ao Sul do Brasil. 

O que muda ao longo do ano é a posição desse jato. Poder mais ao Norte de SC, na altura do Estado, ou até mesmo mais ao Sul.

Ele é o responsável por trazer nestes últimos dias a fumaça dos incêndios do Pantanal  para o nosso Estado.

 

*Fonte: NSC Total

 
COMENTÁRIOS