Eclipse solar parcial poderá ser visto de Corupá na próxima segunda-feira (14)
10/12/2020 21:02 em Variedades

O início da tarde da próxima segunda-feira (14) será marcado por um verdadeiro show da natureza, um eclipse solar parcial, com início às 12:32, tendo seu ápice às 13:56 e termino previsto para às 15:13,com duração de 2 horas, 41 minutos, poderá ser visto de Corupá.

Um eclipse solar acontece quando a Lua se coloca exatamente entre o Sol e a Terra, formando “um cone de sombra que incide em algum local do planeta”, explica Roberto Costa, professor do departamento de Astronomia da Universidade de São Paulo (USP). Conforme a Terra se movimenta, essa faixa de sombra se desloca do oeste para o leste.

Ainda segundo Roberto, “quanto mais ao sul, melhor” para ver o eclipse em terras brasileiras, sendo que o Rio Grande do Sul terá 60% do disco solar coberto pela Lua, São Paulo pouco menos de 50% e o Rio de Janeiro cerca de 40%. As regiões Norte e Nordeste não poderão ver o eclipse. 

Então, marque na sua agenda e torça para que as condições climáticas sejam favoráveis para contemplar esse bélissimo show da natureza.

 

COMENTÁRIOS