Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
https://c2p.cleverwebserver.com/dashboard/0d15ea5c-a9f6-11ec-a592-cabfa2a5a2de
PUBLICIDADE
Publicidade
Rio contaminado deixa cidade de SC sem água; aulas foram canceladas
08/03/2022 22:37 em Geral

Por causa da contaminação do rio São Lourenço, o município inteiro de Itaiópolis, no Planalto Norte de Santa Catarina (SC), está sem água. O desabastecimento atinge cerca de 21 mil habitantes desde a manhã desta segunda-feira, dia 7. O rio abastece toda a cidade.

 

A Casan suspendeu o tratamento, captação e distribuição quando identificou mau-cheiro na água. Foram acionadas Defesa Civil, Vigilância Sanitária e Polícia Ambiental para tentar identificar o que causou a contaminação.

 

“Largaram fossa, óleo, sei lá o quê dentro do rio. O odor está muito forte na água. Não há previsão de volta. Estamos tentando limpar a água, mas está difícil”, comentou um dos trabalhadores que está no local.

 

O município, que já sofria com a estiagem, agora está passando por mais este problema que, na verdade, é um crime ambiental. Uma das preocupações é que o local da captação no rio é aberto, ou seja, qualquer pessoa tem acesso.

 

Por conta da contaminação, as aulas no município foram suspensas nesta terça-feira, dia 8, como mostra o comunicado abaixo. A população, desesperada com a falta do recurso, está indo pegar água em poços artesianos. Chegam de caminhonetes com bombonas para pegar a água.

 

“Boa tarde Senhores Pais e responsáveis.

 

Comunicamos que amanhã dia 08/03 não haverá aula em nossa escola devido a falta de água, sendo que não é possível utilizar banheiros , fazer a merenda e realizar higienização dos espaços escolares. Assim que o problema seja resolvido voltaremos as atividades normais informando nos grupos.”

 

Uma professora do município foi liberada na tarde desta segunda-feira, dia 7, após enjoos e vômitos.

 

A Casan está tentando restabelecer o abastecimento, mas enquanto isso não acontece pede ajuda para a população. Veja nota oficial abaixo:

 

 

Devido a dificuldades operacionais, a CASAN solicita aos moradores de Itaiópolis que façam o uso consciente e econômico da água. Houve uma contaminação na água captada do Rio São Lourenço, o que causou a paralisação do processo de tratamento, prejudicando a distribuição de água no município. Os órgãos ambientais e a Defesa Civil já estão trabalhando para buscar mais informações sobre o incidente. A equipe técnica da Companhia trabalha para retomar o tratamento e distribuição de água o mais rápido possível. Por isso, é fundamental evitar atividades não essenciais, principalmente a lavação de calçadas, pátios e carros. A CASAN agradece a compreensão de todos.”

 

O fato é que a cidade de Itaiópolis está refém do rio São Lourenço e, por isso, sofre muitas vezes com falta de água e rodízio. Havia, no passado, um projeto de captar água do rio Vermelho, mas, como o projeto tornou-se muito caro porque o rio é afastado da cidade, não avançou.

 

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS