Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
https://c2p.cleverwebserver.com/dashboard/0d15ea5c-a9f6-11ec-a592-cabfa2a5a2de
PUBLICIDADE
Publicidade
Dr. Vicente destaca trajetória de mulheres na área da saúde em Jaraguá do Sul
09/03/2022 20:59 em Geral

Para marcar o Dia internacional da Mulher, o deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) homenageou três mulheres pela atuação destacada na área da saúde de Jaraguá do Sul. O plenário da Assembleia Legislativa aprovou moções de aplauso para Leonir Tschoeke krawulski, uma das primeiras parteiras do município; Irmã Ivone Antonio Fernandes, responsável pela maternidade do Hospital São José entre 1986 e 2000;  e  Ieda Maria Schroeder Galastri, primeira médica a atuar na cidade.

 

 

Dona Leoni

 

Irma Ivone

 

Dra Ieda

“Leonir ajudou a colocar no mundo cerca de 13 mil crianças, durante mais de 30 anos, em um período em que havia poucos médicos na cidade. A irmã Ivone, além de comandar a ala da maternidade durante 14 anos, foi pioneira na introdução de  ações de  humanização do parto. Já a médica ginecologista Ieda enfrentou diversas resistências por ser  uma mulher na medicina em um período em que poucas mulheres se formavam médicas. Todas carregam a marca da superação de preconceitos, do  profissionalismo,  da dedicação ao próximo e da coragem”, afirmou o deputado.   

 

 

 

Ele destacou que o Dia Internacional da Mulher deve ser um dia de reflexão sobre igualdade de gênero, sobre a igualdade de oportunidades. “Meu respeito e admiração a todas as mulheres que, mesmo com tantos obstáculos, conquistam seu espaço, buscam seus direitos e fazem história. A igualdade de gênero é uma pauta nossa e deve ser também de toda a sociedade”

 

 

 

Delegacia da Mulher

 

 

 

O plenário da Assembleia Legislativa também aprovou uma indicação do deputado Dr. Vicente solicitando  ao governo do Estado a construção de uma sede própria para a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso – DPCAMI. Conforme o parlamentar, a estrutura funciona hoje em uma casa alugada, com estrutura deficitária  e que não oferece o espaço adequado para o atendimento, além de carecer de investimento em móveis e equipamentos de informática.

 

 

 

Na indicação, o deputado destacou o número elevado de ocorrências registradas na delegacia. Só no ano passado foram mais 1,8 mil boletins de ocorrência. “Infelizmente, há um aumento gradativo  de casos de violência contra a mulher. É preciso estrutura física e de pessoal adequada para atender essas mulheres, muitas com  filhos,  que estão em uma situação de grande vulnerabilidade. Também é preciso que esse espaço disponha de equipamentos que garantam aos servidores condições de realizar as suas atividades e o atendimento dessas pessoas com qualidade e profissionalismo.”

 

COMENTÁRIOS