Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
https://c2p.cleverwebserver.com/dashboard/0d15ea5c-a9f6-11ec-a592-cabfa2a5a2de
PUBLICIDADE
Publicidade
São João Batista enfrenta uma das maiores enchentes de sua história; veja as Imagens aéreas
02/12/2022 06:09 em Segurança

Foto: Cristiano Estrela / Secom / Governo do Estado de Santa Catarina

São João Batista está enfrentando uma das maiores enchentes de sua história. A estimativa é que cerca de 15 mil pessoas tenham sido afetadas, com a enchente ocupando quase 85% do território.

 

A Prefeitura do município decretou situação de calamidade pública na tarde desta quinta-feira (1º). O Rio Tijucas, que corta a cidade, chegou a atingir o nível de 9,16 metros durante o dia. Em apenas 24 horas, o nível subiu mais de seis metros.

 

Ao menos 700 pessoas foram levadas para abrigos emergenciais da Defesa Civil. Os resgates aconteceram ao longo de todo o dia, sendo utilizados inclusive helicópteros, botes, motos aquáticas, jipes e caiaques enviados por municípios vizinhos e empresários.  Não foi registrada, até o momento, nenhuma morte.

 

O reservatório de água da cidade está vazio e não há previsão de restabelecimento da normalidade. A adutora que leva a água até a Estação de Tratamento foi rompida, não sendo ainda possível precisar a dimensão dos estragos e quando será possível efetuar os reparos necessários. Também há o registro de quedas de pontes no interior.

 

Aulas foram canceladas e o expediente nas repartições públicas municipais foi suspenso para que todos os esforços das equipes sejam concentrados no combate à tragédia que assola a Capital Catarinense do Calçado. Voluntários estão sendo recrutados para auxiliar na organização dos abrigos. Também estão sendo solicitados donativos, principalmente colchões, roupas de cama, alimentos, fraldas e itens de higiene pessoal.

 

 

SCC10

COMENTÁRIOS