Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
https://c2p.cleverwebserver.com/dashboard/0d15ea5c-a9f6-11ec-a592-cabfa2a5a2de
PUBLICIDADE
Publicidade
Após prometer "revogaço", governo Lula volta atrás e deve estudar "retirada gradual" de sigilos
26/12/2022 06:48 em Política

Promessa de campanha do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a suspensão dos sigilos de 100 anos impostos pelo governo Jair Bolsonaro (PL), não deve ser cumprida tão cedo - e caso seja, a retirada dos sigilos não será imediata.

 

Segundo o futuro ministro da CGU (Controladoria Geral da União), Vinícius Carvalho, a retirada será gradual e analisada caso a caso, para que não se incorra em erros.

 

As informações são da Folha de São Paulo. Carvalho teria argumentado que a revogação em bloco contradiz o princípio da própria lei, que é o interesse público. Ele tem evitado se comprometer com um prazo.

 

Carvalho deve se reunir com a equipe do grupo setorial da transição que analisou os dados já na semana que vem, para avaliar a sugestão dos técnicos. Há uma preocupação em não desrespeitar a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que preserva informações pessoais.

 

Em uma primeira análise, segundo relatos, Carvalho tem dito que Bolsonaro usou a LGPD como biombo para não expor informações de interesse público.

 

Durante a campanha nas eleições de 2022, Lula chegou a falar em revogaço dos sigilos de 100 anos decretados por Bolsonaro.

 

 

 

COMENTÁRIOS