Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
https://c2p.cleverwebserver.com/dashboard/0d15ea5c-a9f6-11ec-a592-cabfa2a5a2de
PUBLICIDADE
Publicidade
Violência na escola: Dr. Vicente defende presença de psicólogos e assistentes sociais
14/04/2023 06:42 em Política

O deputado Dr. Vicente ocupou a Tribuna da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira para defender o cumprimento da legislação federal e estadual que prevê a contratação de psicólogos e assistentes sociais nas escolas estaduais e municipais.  Na sua avaliação, a medida se torna evidente e urgente devido à tragédia ocorrida em Blumenau e diante de tantos fatos de violência no ambiente escolar em nosso país.

 

 

O deputado recordou que em 2022, como forma de cumprir a legislação, foram contratados em caráter temporário 64 psicólogos e 64 assistentes sociais que atuam na sede da Secretaria de Estado da Educação (SED) e nas coordenadorias regionais (CREs). 

 

“Quero frisar que precisamos que este quadro seja ampliado e composto por profissionais efetivos, com a devida capacitação, qualificação e que possam dar continuidade aos serviços que nossas escolas precisam. Aproveito e reforço que os municípios devem colocar em prática a legislação. Muitos já cumprem, mas é preciso que todos façam isso, principalmente diante da situação que vivemos”, disse Dr. Vicente.

 

 

Ao pontuar a importância de profissionais da psicologia e do serviço social no ambiente escolar, ele destacou o conhecimento para atuar como facilitadores nas relações escolares, familiares e comunitárias, considerando suas diferenças, desigualdades e dificuldades. No enfrentamento ao bullying e também para identificar transtornos psicossociais que devem ter receber a máxima atenção e em situações de atendimentos emergenciais, para a manutenção da saúde mental de estudantes, professores e demais profissionais no âmbito escolar.  

 

 

 

 “Nesse caso refiro-me a situações de crise, como a que vivenciamos neste triste momento, com imposição de ameaças a nossas crianças e adolescentes, que se materializou no ato bárbaro ocorrido em Blumenau na última semana”, frisou.

 

COMENTÁRIOS