Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
https://c2p.cleverwebserver.com/dashboard/0d15ea5c-a9f6-11ec-a592-cabfa2a5a2de
PUBLICIDADE
Publicidade
Muita emoção na cerimônia que abriu a programação dos 147 anos de Jaraguá do Sul
04/07/2023 13:13 em Geral

A programação dos 147 anos de Jaraguá do Sul iniciou oficialmente nessa segunda-feira (3), com uma homenagem aos centenários do município, ou seja, pessoas com 100 anos ou mais que contribuíram, de alguma forma, com a história e o desenvolvimento da cidade. O merecido reconhecimento lotou o Grande Teatro da Scar. Familiares dos homenageados, autoridades e demais convidados prestigiaram o evento.

 

Por meio de levantamento junto à Secretaria Municipal de Saúde, foram listadas oito pessoas nesta faixa etária: Clara Danna, Graciosa Carlini, Helena Fiedler Gumz, Luiz Prestini, Manuel Cândido de Farias, Mathilde Horongoso Ersching, Sophia Klososki Kluck e Walter Carlos Hertel.

 

Em seu pronunciamento, a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Lúcia Petry, lembrou que toda a programação do aniversário foi pensada para a população em geral, com atrações para todos os públicos. “A essência de todas essas atividades está na presença das pessoas, portanto, temos uma programação muito especial para comemorar os 147 anos do nosso município. Os eventos contemplam todas as idades, começando com esta merecida homenagem histórica aos nossos jaraguaenses centenários, que tanto contribuíram para o crescimento da cidade. É uma noite emocionante", destacou.

 

O deputado estadual Antídio Lunelli enalteceu a importante contribuição dos homenageados na construção da história de Jaraguá do Sul. “Temos muito a agradecer pelos valores e ensinamentos que vocês nos proporcionam. É uma justa e merecida homenagem por tudo o que vocês contribuíram com nosso município.”

 

Também prestigiando a solenidade, o deputado estadual Vicente Caropreso ressaltou a importância do reconhecimento aos centenários, destacando sua valorosa contribuição na história de progresso de Jaraguá do Sul. “Muito obrigado pelos ensinamentos, por tudo o que vocês representam.

 

Finalizando os pronunciamentos, o prefeito Jair Franzner parabenizou os homenageados e mencionou que a solenidade buscou resgatar e valorizar a história de cada um deles. Franzner lembrou que toda a programação foi pensada para o público em geral.

 

Além do cerimonial de homenagem aos centenários, a programação contou com apresentação cultural da Orquestra Jovem da SCAR e da cantora Lara Dalmônico. 

 

Durante a solenidade subiram ao palco as majestades da 28ª Festa Estadual do Colono. Elas reforçaram o convite para o evento que integra a programação de aniversário e que ocorrerá de 7 a 9 de julho, na Sociedade Centenário.

 

Os homenageados

 

 

null

CLARA DANNA, nascida em 27/04/1923, foi casada com Carlos Danna, filha de Antônio e Adelina Fontana Danna. Dona de casa, mãe de dois filhos (Amario e Lindanir). Tem uma nora, um genro, seis netos, cinco bisnetos.

 

GRACIOSA CARLINI, nascida em 27/10/1921, foi casada com Carmelo Carlini, filha de Carolini Zatelli. Agricultora, mãe de cinco filhos (Maria Carolina, Genésio, Gervásio, Gelásio e Graciosa Otília). Tem dois genros, três noras, 12 netos, nove bisnetos. (Representada por familiares)

 

null

HELENA FIEDLER GUMZ, conhecida por D. Lilly, nascida em 26/03/1922, foi casada com Waldemar Gumz, filha de Leopoldo e Berta Fiedler. Industrial, criou comércio junto com o marido, frigorífico, fábrica de ração, em Itapocuzinho, hoje Santa Luzia, auxiliando no progresso da região. Mãe de dois filhos (Wilson e Marcia). Tem um genro, uma nora, 14 netos, 19 bisnetos e uma trineta.

 

 

null

LUIZ PRESTINI, nascido em 29/06/1922, é casado com Wanda Sohn Prestini há 79 anos, filho de Batista e Clementina Zanghelini Prestini. Agricultor e Pedreiro, pai de nove filhos (dois já falecidos). Tem 20 netos e 26 bisnetos.

 

 


MANUEL CÂNDIDO DE FARIAS, nascido em 23/05/1922, foi casado com Donzila de Oliveira Farias por 78 anos, filho de Felomena Maria de Farias. Agricultor, pai de 14 filhos. Tem 14 noras e genros, 40 netos, 50 bisnetos e 12 trinetos.

 

 


MATHILDE HORONGOSO ERSHING, nascida em 25/02/1923, foi casada com Rudolfo, filha de Carlos e Augusta Klein Horongoso, imigrantes húngaros. Agricultora, mãe de dois filhos (Ademar e Osmar). Tem duas noras, cinco netos e quatro bisnetos.

 

 


SOPHIA KLOSOSKI KLUCK, nascida em 13/05/1923, foi casada com Tomas Kluck, filha de Maria Klososki. Agricultora, mãe de 10 filhos (Mario, Terezinha, Elias, Maria, Isidorio, Izabel, Lourdes, Helena, José e Inês). Tem três noras, quatro genros, 20 netos, 23 bisnetos e dois trinetos.

 

 

WALTER CARLOS HERTEL, nascido em 15/12/1922, foi casado com Gertrudes Breithaupt Hertel, filho de Walter e Elsa Hertel. Expedicionário e comerciante (relojoeiro e ótico). Pai de duas filhas (Ruth e Silvia). Tem dois netos e três bisnetos.

 

 

Falando logo após a execução do famoso samba "Trêm das Onze", de Adoniran Barbosa, lindamente executado pela Orquestra Jovem da SCAR, a Secretária Natália fez uma análise da pujante situação do município na atualidade, dos avanços conquistados nas áreas da inovação, do progresso, a força da indústria do comércio e serviços, o trabalho voluntário que é uma marca do nosso povo, a qualidade de vida, proporcionadas por nossos parques e áreas de lazer, pelos programas envolvendo o esporte, a cultura, o lazer, o meio ambiente, a educação e a saúde, e que tem servido de modelo para outros municípios. 

 

"Tudo isso veio sendo construído ao longo dos anos, pelas gerações passadas. As senhoras e os senhores, que nasceram numa época em que a simplicidade era valorizada e a comunidade era essencial, atravessaram o tempo, testemunharam mudanças históricas, seus olhos viram guerras e paz, avanços tecnológicos incríveis e descobertas científicas surpreendentes.

 

Cada um a seu modo, os senhores participaram ativamente da  transformação de Jaraguá do Sul nessa cidade que mantém um olho sempre no futuro e na inovação, mas que também mantém seus pés nas tradições e nos valores transmitidos de geração em geração.

 

Mesmo com os olhos em nossa juventude, buscando para eles melhor qualidade de vida, não podemos deixar de reconhecer a sabedoria, a resiliência e a contribuição dada por nossos homenageados de hoje. Nossos anciãos são um testemunho vivo de que a vida é uma jornada repleta de aprendizado e crescimento, independentemente da idade"destacou a Secretária Natália.

 

COMENTÁRIOS