Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
https://c2p.cleverwebserver.com/dashboard/0d15ea5c-a9f6-11ec-a592-cabfa2a5a2de
PUBLICIDADE
Publicidade
Vereadores de Jaraguá apelam por implantação de Central de Intérpretes de Libras
10/08/2023 14:40 em Segurança

Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado

Na sessão desta quinta-feira (10) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores aprovaram uma moção de apelo apresentada por Ronnie Leonel Lux (MDB), Anderson Kassner (PP), Jair Pedri (PSD), Jeferson Cardozo (PL), Jonathan Reinke (Podemos), Luís Fernando Almeida (MDB) e Osmair Luiz Gadotti (MDB). A moção apela ao Executivo pela implantação de uma Central de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para pessoas com surdez e de guias-intérpretes para surdocegos no município.

 

O texto da matéria ressalta a importância de garantir mecanismos que ampliem a inclusão social das pessoas com deficiência auditiva, bem como o acesso a serviços públicos básicos. Também enfatiza a relevância da Libras, oficializada pela Lei Federal 10.436 de 2002 como meio de comunicação para pessoas surdas. A moção destaca que diversas cidades do Brasil já adotaram iniciativas semelhantes, com resultados positivos na inclusão social e na participação dessas pessoas na sociedade, seja no ambiente de trabalho, estudos ou atividades cotidianas.

 

A Central proposta operaria 24 horas por dia e ofereceria serviços de tradução e interpretação, além de viabilizar videochamadas simultâneas para atendimento em Libras. A justificativa da moção ressalta que a sua implantação não apenas garantiria o acesso às pessoas com deficiência auditiva a serviços públicos e eventos, mas também estabeleceria convênios e parcerias com instituições de ensino e órgãos públicos para sua efetivação e manutenção.

 

Ronnie destaca que, com essa moção, os vereadores iniciam uma conversa com o Executivo e demonstra as preocupações sobre a necessidade de atender a essa comunidade. Para ele, a medida é fundamental para dar mais qualidade de vida a essa parcela da população.

 

“Temos certeza que, dessa forma, quando a comunidade surda for num protocolo da Prefeitura, num hospital, num Cras, num posto de saúde, eles vão ter o melhor atendimento”, salientou.

 

Aprovada por unanimidade, a moção será encaminhada à Prefeitura jaraguaense para ciência do apelo.

 

COMENTÁRIOS