Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
https://c2p.cleverwebserver.com/dashboard/0d15ea5c-a9f6-11ec-a592-cabfa2a5a2de
PUBLICIDADE
Publicidade
Origem do apagão será conhecida em até 48 horas, afirma ONS
16/08/2023 14:10 em Geral

Em um prazo de 48 horas deve ser determinada a causa do apagão ocorrido em 25 estados e no Distrito Federal nesta terça-feira (15). A afirmação é do diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi.

 

De acordo com o diretor, o que se sabe até o momento é que houve uma "variação profunda e não programada de frequência" em uma região elétrica do Ceará.

 

 

Segundo Ciocchi, essa área abriga várias empresas operadoras de subestações, linhas de transmissão e equipamentos geradores, por isso ainda não é possível afirmar se o problema teve origem em um equipamento específico de alguma empresa.

 

“É um desafio entender precisamente o que ocorreu. Não estamos lidando com uma única linha ou subestação. Trata-se de um conjunto de linhas e geradores interligados”, afirmou o diretor ao Valor Econômico.

 

Ele também informou que uma análise mais abrangente será realizada ao longo dos próximos 30 dias, com a elaboração de um Relatório de Análise de Perturbação (RAP), para esclarecer de modo definitivo as causas do incidente.

 

O diretor afirmou, ainda, que a ocorrência no Ceará pode ter sido responsável por uma segunda perturbação detectada pelo sistema, apesar da localização ainda não ter sido determinada.

 

Cerca de 29 milhões de pessoas em todo o país foram afetadas pelo apagão que durou em média seis horas.

 

“O mais provável é que o evento no Ceará tenha causado uma variação de frequência muito brusca e inesperada ou foi efeito de outra ocorrência que ainda não conhecemos”, explicou Ciocchi, que reiterou que todas as possibilidades estão sendo consideradas, incluindo falha de equipamento, erro humano, procedimentos operacionais incorretos, entre outras.

 

Em uma entrevista coletiva concedida no final da tarde de terça-feira (15), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, não descartou a possibilidade do blecaute ter sido provocado por “falha humana ou até dolo”. Em função disso, ele determinou que a Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) investiguem as causas do apagão.

 

COMENTÁRIOS