Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
https://c2p.cleverwebserver.com/dashboard/0d15ea5c-a9f6-11ec-a592-cabfa2a5a2de
PUBLICIDADE
Publicidade
Reconhecimento facial em ônibus vai completar um ano em Jaraguá do Sul
17/08/2023 22:02 em Geral

Foto: PMJS/Divulgação

A implantação do sistema de reconhecimento facial nos ônibus de Jaraguá do Sul está prestes a completar um ano.

 

De setembro de 2022, quando o sistema foi implantado, até julho de 2023, foram flagradas 270 ocorrências por uso indevido de cartões de isenção de tarifa.

 

De acordo com a engenheira e supervisora de Controle de Transportes Urbanos da DTT, Thais Henning, o relatório do sistema abrangeu as seguintes categorias: Estudante, Estudante de Nível Superior, Sênior – 65 Anos, Professor, PNE, Isento, Funcionário do Sistema.

 

“Deste total de casos de uso indevido, cerca de 76% está relacionado a estudantes e idosos ( 65 anos)”, destacou Thais.

 

A supervisora acrescenta ainda que quando uma pessoa utiliza o cartão que não é seu, por exemplo de um idoso para garantir a gratuidade do transporte acaba prejudicando quem realmente precisa do benefício. “Simplesmente não há justiça social, pois quem paga 100% da tarifa é que está custeando esta isenção, algo que chamamos de subsídio cruzado”.

 

 

Bloqueio

A Lei Municipal nº 16.376/2022 regulamenta os procedimentos administrativos do sistema reconhecimento facial e prevê que todos os flagrantes devem ser encaminhados a uma comissão instituída pela empresa concessionária do Transporte Coletivo no Município - no caso Viação Senhora dos Campos – que irá analisar cada caso.

 

“Utilizamos uma tecnologia israelense de reconhecimento de comparação de imagens da biometria facial. Após o software separar a imagem de quem está com o cartão e apontar irregularidades, o caso é enviado a uma comissão composta por três membros que avaliam as não conformidades.”, destaca o gerente operacional da Nossa Senhora dos Campos, Claudinei Ricardo Stein.

 

Ele acrescenta que após esta analise a irregularidade for comprovada,o cartão é bloqueado. “O primeiro bloqueio se dá por sete dias. Se fato se repetir o bloqueio será de 30 dias, depois 60 dias e assim segue até a perda da gratuidade”, explicou Ricardo Stein.

 

Segundo ele, a comissão analisa uma média entre 20 e 30 ocorrências por mês. A exemplo de Thaís, o gerente da empresa também condenou esta prática. “Não é justo alguém que não tem gratuidade usar este benefício como, por exemplo, o neto usar o cartão do avô”.

 

Para o secretário de Planejamento e Urbanismo, Gildo Martins Andrade Filho, o sistema de biometria facial se mostrou eficiente em um ano de utilização em Jaraguá do Sul. “Ferramenta fundamental que nos ajuda a identificar eventuais fraudes, como o uso do cartão do idoso, estudante e o especial, por outras pessoas”, avaliou.

 

COMENTÁRIOS