Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
https://c2p.cleverwebserver.com/dashboard/0d15ea5c-a9f6-11ec-a592-cabfa2a5a2de
PUBLICIDADE
Publicidade
Dr. Vicente destaca na Alesc 1ª cirurgia cardíaca pelo SUS em Jaraguá do Sul
21/09/2023 15:20 em Saúde

O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) comemorou na tribuna da Assembleia Legislativa a primeira cirurgia cardíaca realizada pelo SUS no município de Jaraguá do Sul na semana passada. O procedimento foi feito no Hospital São José, que inaugurou a ala de cirurgia cardíaca e vascular este ano. A manifestação ocorreu durante a sessão plenária desta terça-feira, 19.

 

“O dia 11 de setembro entrou para a história de Jaraguá do Sul. Dia de glória, dia da primeira cirurgia cardíaca realizada pelo SUS em um hospital mantido pela comunidade, com ajuda do governo do Estado, repasses do governo federal e municipal e com a participação ímpar do setor produtivo”, destacou Dr. Vicente.  

 

O parlamentar articulou a  destinação de R$ 5,2 milhões em investimentos do governo estadual na nova estrutura.

 

Em funcionamento desde o mês de março para procedimentos pouco invasivos, a cardiologia do Hospital entrou em uma nova fase na semana passada, quando realizou as primeiras  cirurgias cardíacas de alta complexidade em pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS.

 

 “Estamos colhendo o resultado de um trabalho de muitos anos, de muita persistência, que resultou em uma estrutura de primeiro mundo em hemodinâmica, com todos os recursos disponíveis e equipe médica de excelência. Tudo isso sendo oferecido agora aos pacientes do SUS na região da Amvali.

 

A realização dos procedimentos pelo SUS foi autorizada pela Secretaria de Estado da Saúde, que assumiu os custos dos procedimentos enquanto busca o credenciamento da unidade no Ministério da Saúde. 

 

Até o momento, já foram feitos 362 cateterismos, 87 angioplastias (colocação de stent) e implantando 22 marca-passos.

 

“Foram quase 500 procedimentos que, antes, eram encaminhados a Mafra, onde há um hospital de referência cardíaca pelo SUS. Sabemos que em se tratando do coração, em situações como um infarto do miocárdio, minutos salvam vidas, e o hospital de Mafra está, no mínimo, a duas horas de viagem. Vamos salvar vidas.”

COMENTÁRIOS