Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
https://c2p.cleverwebserver.com/dashboard/0d15ea5c-a9f6-11ec-a592-cabfa2a5a2de
PUBLICIDADE
Publicidade
Dia Nacional do Doador de Sangue
25/11/2023 08:25 em Saúde

Maria Condanti Gabriel já chegou a trigésima doação | Foto: Isabelle Stringari Ribeiro/ OCP News

O Dia Nacional do Doador de Sangue é celebrado neste sábado (25). Nesta data hospitais, bancos de sangue e organizações de saúde unem forças para sensibilizar a população sobre a necessidade constante de doações.

 

O objetivo dessa mobilização é conscientizar as pessoas sobre a relevância desse ato simples de doar sangue, mas fundamental, que pode fazer a diferença entre a vida e a morte para muitos pacientes em situações de emergência, cirurgias complexas, tratamentos oncológicos e outras condições médicas.

 

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Icone Whatsapp

Icone Telegram

 

Doação de sangue no Hemosc de Jaraguá é realizada por agendamento | Foto: Isabelle Stringari Ribeiro/ OCP News

Na sexta-feira (24) o Hemosc de Jaraguá recebeu várias pessoas, todas com o mesmo propósito nobre: doar sangue. No meio dessa iniciativa solidária, destaca-se dona Maria Condanti Gabriel, de Corupá, uma doadora fiel e engajada de 62 anos. Nesse dia em particular, ela alcançou uma marca notável ao realizar sua trigésima doação de sangue. O compromisso duradouro de dona Maria com essa nobre causa é um exemplo inspirador de altruísmo e generosidade, e ela destaca a importância dessa ação.

 

"Eu faço questão de doar e também de chamar amigos e familiares para doar junto. Já cheguei a mobilizar a Prefeitura de Corupá, e juntos conseguimos fretar um micro-ônibus para trazer várias pessoas para realizar a doação de sangue aqui no Hemosc", comenta.

 

Maria doa de sangue três vezes por ano, quantidade permitida para mulheres. No entanto, segundo ela, se fosse possível, gostaria de doar muito mais. "Eu doo três vezes por ano, mas se pudesse estaria aqui todo dia. Sempre tive essa vontade de ajudar as pessoas e me sinto muito bem doando, brinco que às vezes tem sangue sobrando aqui e posso ajudar muitas pessoas que precisam dele. Eu me divirto sempre que venho aqui no Hemosc, já sou de casa", brinca a doadora.

 

Eva do Carmo Ribeiro, de 47 anos, também se destaca entre as pessoas que fazem doações no Hemosc. "Minha motivação para estar aqui é contribuir, ajudar as pessoas. Às vezes, o sangue que é essencial para alguém não faz falta para mim. Faço doação de sangue três vezes ao ano."

 

 

Para Eva do Carmo Ribeiro doar sangue é uma forma de ajudar as pessoas | Foto: Isabelle Stringari Ribeiro/ OCP News

O que é necessário para doar?

Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;

Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;

O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;

O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;

Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);

Apresentar documento original com foto atualizada, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial. Exemplo: RG ou cópia autenticada, Carteira de Identidade de

Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação, digital ou física, Título de Eleitor digital, desde que tenha foto, e Passaporte brasileiro com filiação.

Ter repousado bem na noite antes da doação;

Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 3 horas que antecedem a doação;

Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;

Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.

Importância da doação de sangue

Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro, que não causa nenhum risco ou prejuízo à saúde. O sangue não tem substituto. Por isso a doação espontânea e periódica é essencial. Uma única doação de sangue pode salvar várias vidas.

 

Sangue não se fabrica artificialmente;

O sangue doado não ultrapassa 10% do volume em circulação no corpo;

A quantidade doada é reposta rapidamente;

Você só doa novamente se quiser. A doação de sangue não vicia;

A doação acontece em ambiente confortável e limpo;

O doador é atendido por pessoal capacitado e qualificado para esta função.

COMENTÁRIOS