Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
https://c2p.cleverwebserver.com/dashboard/0d15ea5c-a9f6-11ec-a592-cabfa2a5a2de
PUBLICIDADE
Publicidade
SC vai decretar situação de emergência por conta da dengue, confirma secretária da Saúde
20/02/2024 14:27 em Saúde

Fonte:  SCC SBT

 

A secretária de Estado da Saúde Carmen Zanotto adiantou em entrevista exclusiva ao SCC SBT que Santa Catarina vai decretar situação de emergência devido à crescente no número de casos de dengue. O decreto deve ser publicato no Diário Oficia do Estado (DOE) desta quinta-feira (22).

 

O Governo do Estado divulgou que já foram registrados mais de 13 mil casos prováveis da doença e oito mortes confirmadas. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa indica que a curva de casos prováveis segue em alta.

 

“Sim, ele deve ser publicado já nesta quinta-feira, ele já está construído, está indo para o Diário Oficial. Devemos estar na região mais complexa, no primeiro momento, que é exatamente a região de Joinville”

 

SECRETÁRIA CARMEN ZANOTTO

O colunista Roberto Azevedo confirmou com a secretária que Santa Catarina já alcançou 3 mil casos da doença em 2024. O município Joinville, por exemplo, já decretou situação de emergência, após a Unidade Descentralizada de Vigilância Epidemiológica (UDVE) da Gerência Regional de Saúde de Joinville (SERSA/JOI) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) considerar que a cidade está passando por uma epidemia de dengue.

 

Segundo a secretária, até nas cidades com temperaturas mais frias, o cuidado deve ser redobrado, devido à adaptação que o mosquito está passando, ao resistir ao clima frio. “O cuidado é fundamental para o conjunto dos municípios, inclusive os das regiões mais frias, como é o caso da região Serrana. O mosquito está se adaptando”, destaca.

 

 

A secretaria da Saúde estima que os casos podem ser reduzidos se ações simples, como não deixar água parada, forem tomadas por todos.

 

“Fortalecendo as ações de prevenção, 75% dos casos a gente pode reduzir com ações simples, que nós sabemos quais são, mas que lamentavelmente, muita gente não pratica”, explica ao afirmar que o governo está reforçando as campanhas de prevenção ao mosquito.

 

“Nós só vamos reduzir os caso de dengue com a sociedade civil”

 

CARMEN ZANOTTO

COMENTÁRIOS