Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
https://c2p.cleverwebserver.com/dashboard/0d15ea5c-a9f6-11ec-a592-cabfa2a5a2de
PUBLICIDADE
Publicidade
Fumacê será feito em ruas da Vila Lalau, Água Verde e Vila Lenzi em Jaraguá do Sul
19/03/2024 08:06 em Saúde

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que nesta terça-feira (19), ocorrerá aplicação de fumacê em ruas dos bairros Vila Lalau, Água Verde e Vila Lenzi, que apresentam alta incidência de focos e casos de dengue.


Confira as ruas

Vila Lalau
Rua Friedrich Wilhelm Sonenhohl

Água Verde
Rua Carlos Hardt

Vila Lenzi
Rua Paraíba
A ação ocorrerá entre 5h30 e 8h.

Importante: Em caso de chuva a ação poderá ser reprogramada para outro horário

O fumacê é feito em áreas com alta infestação de mosquitos e casos de dengue. Os agentes de combate às endemias estão percorrendo a área onde haverá a aplicação do inseticida para orientar os moradores.

A aplicação é uma medida utilizada para combater mosquitos adultos, especialmente o Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Isso é feito liberando uma "nuvem" de fumaça contendo baixas doses de um inseticida chamado Cielo-ULV. O objetivo principal é eliminar os mosquitos e reduzir a transmissão dessas doenças.

O fumacê será aplicado ao redor das casas por um agente de endemias utilizando uma bomba intercostal, dispersando a névoa de inseticida, atingindo áreas onde os mosquitos se escondem e se reproduzem, contribuindo para proteger as comunidades contra doenças transmitidas por esses insetos. A aplicação visa eliminar o mosquito na fase adulta que está próximo as residências que serão trabalhadas.

As atividades são planejadas e definidas com base em avaliação técnica, em conjunto com a Regional de Saúde, considerando aspectos epidemiológicos (ocorrência de casos em humanos) e entomológicos (bairros infestados pelo mosquito Aedes aegypti).

Cuidados da população após a aplicaçãoDurante a aplicação, é essencial que os moradores deixem seus imóveis, mantendo portas e janelas abertas.

Recomenda-se, ainda, a proteção de alimentos, animais domésticos, aquários, aves e abelhas antes do início da aplicação. O retorno ao imóvel é aconselhado 30 a 40 minutos após o término da aplicação.

Outras orientações incluem:
- Manter aquários, gaiolas, alimentos e vasilhas cobertos até 02 horas após a aplicação do inseticida;
- Pessoas doentes, idosas, alérgicas e recém-nascidos devem permanecer em locais mais afastados por até 02 horas após a aplicação do inseticida;
- Hortas e árvores frutíferas: orientamos higienizar adequadamente antes do consumo;
- Proprietários de animais de estimação, aquários e pássaros devem colocá-los em um cômodo fechado durante a pulverização do inseticida e liberá-los após 30 a 40 minutos. Recipientes de água e comida dos animais também devem ser recolhidos. No caso de colmeias (caixas de abelha), o mesmo período de espera é recomendado antes de abri-las. (A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento está em contato com os apicultores para orientação).

 

Fonte: Portal de Schoeder

COMENTÁRIOS