Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
https://c2p.cleverwebserver.com/dashboard/0d15ea5c-a9f6-11ec-a592-cabfa2a5a2de
PUBLICIDADE
Publicidade
Ocupação de leitos de UTI na rede pública de SC se aproxima de 100%, com dengue e doenças respiratórias
07/04/2024 05:41 em Saúde

A rede pública de saúde de Santa Catarina enfrenta um problema de lotação de unidades. A ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos era de 95,99% às 11h desta sexta-feira (5), com 35 vagas disponíveis, de acordo com painel da Secretaria de Estado da Saúde.

 

A pasta disse em nota que o cenário é "desafiador" e ocorre por causa da dengue e doenças respiratórios. Afirmou ainda que vai abrir mais leitos. Nesta sexta, foram abertos oito no Hospital Maicé, em Caçador, no Oeste.

 

Norte

 

Na região Norte, a ocupação de leitos de UTI para adultos era de 100%, conforme o painel. O principal gargalo em Joinville, maior cidade da área e do estado, está nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

 

Desde domingo (31), as três UPAs da cidade registram altas taxas de atendimento. Na quarta (3), 2.462 pacientes foram atendidos nas unidades em 24 horas, movimento entre 15 a 20% acima do normal.

 

Nesta semana, a secretária municipal de Saúde, Tânia Eberhardt, classificou que a saúde pública tem vivido momentos de colapso.

 

"Sei que estamos passando por momentos muito difíceis. Esta noite [segunda-feira, dia 1º], por exemplo, o sistema de saúde pública e privada do município de Joinville colapsou. As portas não tinham mais como receber gente. E sei também que as pessoas estão inquietas, nervosas e que, por vezes, aumentam o tom de voz, xingam a cada um de vocês. Mas eu peço paciência", disse a secretária em áudio direcionado a servidores municipais da Saúde.

 

Como estratégia, a Secretaria de Saúde de Joinville tem encaminhado pacientes com dengue a três unidades sentinelas. São postos de saúde que ficam abertos até 20h para receber essas pessoas. A dengue é a doença que está sobrecarregando a rede atualmente em Joinville.

COMENTÁRIOS