Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
https://c2p.cleverwebserver.com/dashboard/0d15ea5c-a9f6-11ec-a592-cabfa2a5a2de
PUBLICIDADE
Publicidade
Dr. Vicente lamenta a morte do pracinha Walter Hertel "Agradeço a Deus por ter tido a oportunidade e a honra de homenageá-lo em vida"
02/05/2024 14:35 em Política

A morte de Walter Carlos Hertel, jaraguaense que integrou a Força Expedicionária Brasileira que lutou contra nazistas na segunda guerra mundial, foi lamentada pelo deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB). Ele faleceu nesta quinta-feira, dia 2, aos 101 anos de idade.

“Fica aqui minha homenagem a esta pessoa merecedora da nossa mais profunda admiração. Um herói de guerra, que deixa história única de coragem e empreendedorismo que orgulha nossa cidade, a nossa Pátria e que deve inspirar nossos jovens.” 

Em dezembro de 2022, quando Hertel completou 100 anos, Dr. Vicente entregou a ele uma Moção de Aplauso do Poder Legislativo Estadual, por sua trajetória de vida. Antes, em 2019, o parlamentar já tinha concedido a ele uma Moção de Reconhecimento por ter integrado a Força Expedicionária Brasileira (FEB).

 “Agradeço a Deus te poder ter tido a oportunidade e a honra de homenageá-lo em vida.” 

O deputado destacou que a história do pracinha ia muito além da passagem pelo campo de batalha para onde embarcou em 1944, tendo deixado marcas fortes no desenvolvimento econômico e social de Jaraguá de Sul, onde atuou com destaque no comércio, na cultura e no esporte. Relojoeiro por formação administrou uma das mais antigas empresas do municípios, a relojoaria Walter Hertel, fundada pelo pai em 1924.

 

O prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner, assinou decreto de luto oficial por três no município, em função da morte do ex-pracinha da Força do Expedicionário Brasileiro, Walter Carlos Hertel, ocorrida na madrugada desta quinta-feira, dia 2 de maio. O decreto estabelece ainda que em razão do falecimento de Walter Carlos Hertel, fica determinado a todos os órgãos públicos do Município o hasteamento do Pavilhão Municipal a meio mastro, durante o período estabelecido no artigo.

 Walter Carlos Hertel: nascido no dia 15 de dezembro de 1922. Ele atuou com destaque na cultura, no esporte e no comércio por décadas. E também cruzou o oceano, pegou em armas e lutou na Segunda Guerra Mundial junto com a Força Expedicionária Brasileira. Parte dessa vida fantástica ganhou um registro memorável, em 2020: a publicação de “Diário da Segunda Guerra Mundial” (Design Editora, 198 páginas) de Walter Carlos Hertel, que foi organizado por Dionara Radünz Bard e traz a transcrição integral de seus diários, fotografias e mais alguns complementos, como quando revisitou os locais de combate décadas depois e o prefácio do jornalista Flávio José Brugnago.

Hertel embarcou no dia 29 de junho de 1944 no navio General Mann, no Rio de Janeiro, e duas semanas e meia depois desembarcou no porto de Nápoles, no sul da Itália. E de lá foi subindo com a Companhia em direção ao norte, até chegar no front, nas regiões de Lucca e Toscana. Foi soldado mensageiro, intérprete e escapou da morte algumas vezes. Em 18 de julho de 1945 voltou ao Brasil.

Walter Carlos Hertel contribuiu com sua parcela de trabalho e apoio à comunidade de Jaraguá do Sul, fato que lhe rendeu a comenda de cidadão benemérito em 2019. Foi membro-fundador de diversas instituições na cidade, como da CDL (Câmara de dirigentes lojistas), da SCAR (Sociedade Cultura Artística), do clube de bolão Az de Ouro, do Clube Atlético Baependi, da AAMPAZ - Associação dos Amigos do Museu da Paz.

E como relojoeiro por formação e gestor autodidata, Hertel administrou um dos mais tradicionais comércios da região, a relojoaria W. Hertel, fundada pelo pai em 1924, depois seguindo no ramo ótico, atividade a qual se dedicou até a venda do comércio em 2007. Paralelamente, administrou e geriu os imóveis da família, ampliando os empreendimentos.

 

COMENTÁRIOS