Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
https://c2p.cleverwebserver.com/dashboard/0d15ea5c-a9f6-11ec-a592-cabfa2a5a2de
PUBLICIDADE
Publicidade
Santa Catarina chega a 54 casos da variante Ômicron
04/01/2022 05:21 em Saúde

Santa Catarina chegou a 54 casos da variante Ômicron, nesta segunda-feira (3). 13 novos casos da variante foram confirmados pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina.

 

O Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN/SC) já havia identificado outros 41 casos da variante em 9 municípios diferentes.

 

Segundo a nota publicada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), 12 dos 13 novos casos foram identificados em Florianópolis. O décimo terceiro caso ainda está em investigação do município de residência.

 

Na última semana o LACEN havia confirmado a transmissão comunitária da variante Ômicron, ou seja, não é possível identificar a origem da infecção, ocorrendo independentemente das pessoas terem viajado ou terem tido contato com outras pessoas que viajaram recentemente para locais fora do Estado. 

 

Confira a nota:

NOTA: Casos da variante Ômicron em SC

A Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC) confirma mais 13 casos da variante Ômicron em Santa Catarina, sendo 12 registrados em Florianópolis e um que segue em investigação do município de residência.

 

Com isso, SC tem 54 casos confirmados da Ômicron: Balneário Camboriú (1), Biguaçu (2), Camboriú (1), Florianópolis (42), Jaraguá do Sul (1), Palhoça (2), Santo Amaro da Imperatriz (1), São Francisco do Sul (1), São José (2) e um (01) em investigação.

 

Os casos foram identificados pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN/SC), através da técnica RT-qPCR de inferência, e confirmados por sequenciamento genômico realizado pelo Laboratório de Referência Nacional para Santa Catarina, a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/RJ). Outros 178 testes seguem aguardando resultado.

 

Ainda na semana passada, a SES já havia confirmado a transmissão comunitária da variante Ômicron no estado, ou seja, já não é possível identificar a origem da infecção. Isso indica que a variante está circulando no estado e a transmissão ocorre independentemente das pessoas terem viajado ou terem tido contato com outras pessoas que viajaram recentemente para locais fora do estado com transmissão da Ômicron.

 

Assim, a SES orienta que a população reforce os cuidados sanitários básicos para evitar a transmissão da Covid-19, com o uso de máscara, o distanciamento social, a higienização constante das mãos com água e sabão ou então com uso do álcool em gel 70% e a manutenção dos ambientes arejados. Além disso, orienta que o esquema vacinal contra a doença seja concluído.

 

 

COMENTÁRIOS