Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
https://c2p.cleverwebserver.com/dashboard/0d15ea5c-a9f6-11ec-a592-cabfa2a5a2de
PUBLICIDADE
Publicidade
Hospital do Sul catarinense registra morte por Influenza A
04/01/2022 05:24 em Saúde

O Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, confirmou o óbito de uma paciente por Influenza A, após a conclusão do resultado dos exames.

 

A morte ocorreu no último dia 29 e trata-se de uma mulher de 85 anos que deu entrada no hospital no dia 26 de dezembro e foi a óbito três dias depois. O HNSC confirmou a causa da morte apenas no dia 31.

 

Segundo o hospital, o caso foi devidamente notificado às vigilâncias epidemiológicas local e estadual. De acordo com a Dive, a paciente tinha comorbidades, foi confirmado positivo para Influenza A, mas ainda sem subtipagem.

 

No Estado foi também confirmada a primeira morte por H3N2, na última quinta-feira (30), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). A vítima era uma paciente de 12 anos, moradora de Brusque, que não resistiu à doença.

 

Além da morte por H3N2, a Secretaria de Estado da Saúde divulgou o óbito por Influenza de uma paciente de 96 anos, moradora de Joinville, também registrada em dezembro. No entanto, o subtipo do vírus não foi identificado pela Dive.

 

Segundo o órgão, foram 47 casos de Influenza H3N2 confirmados em Santa Catarina até dezembro, além de uma pessoa com H1N1, duas com Influenza B e outras cinco sem identificação da subtipagem do vírus.

 

Alerta foi lançado

 

O diretor da Dive, João Augusto Brancher Fuck, afirma que um alerta foi lançado na última semana para os serviços de saúde de Santa Catarina. A orientação era de atenção para a procura de atendimento de casos de síndrome gripal e de síndromes respiratórias agudas graves (SRAG).

 

“A causa dessa procura poderia ser a Influenza. Importante lembrar que existem medicamentos disponíveis para tratamento da Influenza. Os profissionais de saúde não devem aguardar o resultado de confirmação, e sim iniciar o tratamento na suspeita”, afirma.

 

COMENTÁRIOS