Voo da FAB parte com 42 brasileiros da Polônia de volta ao Brasil
Segurança
Publicado em 10/03/2022

Já saiu de Varsóvia, na Polônia, o voo da FAB (Força Aérea Brasileira) que traz 42 brasileiros, 20 ucranianos, cinco argentinos e um colombiano, além de 10 animais, refugiados da guerra entre Rússia e Ucrânia que se desenrola desde o fim de fevereiro. No entanto, a SAI/SC (Secretaria de Assuntos Internacionais) e o Itamaraty não souberam informar se há e, caso positivo, quantos catarinenses estão a bordo.

 

O secretário da SAI/SC, Fernando Raupp, explicou que o contato institucional entre a secretaria e o Itamaraty acontece a partir das demandas que surgem de ambos os lados.

 

“Nós não divulgamos informações [específicas]. As informações são aquelas que são divulgadas em geral. Se há algo específico, tratamos”. A secretaria ainda informou que mantém contato com a comunidade ucraniana em Santa Catarina.

 

Procurado pela reportagem do ND+, o presidente da comunidade ucraniana, localizada em Joinville, Marcos Martinhuk, informou que também não tem informações sobre refugiados que estejam previstos neste voo., bem como não estão à espera de repatriados que venham neste voo.

 

Entre os passageiros, há 14 crianças, oito cachorros e dois gatos de estimação. O governo brasileiro permitiu que os animais embarcassem sem o Certificado Veterinário Internacional, a fim de evitar maiores burocracias para embarque e desembarque das famílias.

 

Viagem e rotas

O avião que partiu de Brasília na segunda-feira (7) rumo à Polônia para resgatar brasileiros fugidos da guerra entre Rússia e Ucrânia chegou a Varsóvia nesta quarta-feira (9).

 

A aeronave KC-390 Millennium ainda levou doações de itens de primeira necessidade para serem entregues à Ucrânia. O voo deve chegar na base aérea de Brasília na quinta-feira (10) à tarde.

 

Após três escalas técnicas, sendo uma em Recife, outra em Cabo Verde e a última em Lisboa, o avião pousou em solo polonês na manhã de quarta, levando doações de itens humanitários.

 

As 11,6 toneladas de doação levadas para a Ucrânia incluem alimentos desidratados de alto teor nutritivo, na quantidade de 360 mil refeições, além de 50 purificadores de água, com capacidade por volta de 300 mil litros de água por dia e meia tonelada de insumos essenciais e itens médicos.

 

O Ministério da Saúde informou que materiais como medicamentos para assistência farmacêutica básica para pessoas com doenças como hipertensão e diabetes, antibióticos, antitérmicos, antialérgicos, sais de reidratação e insumos para situações de emergência, máscaras de proteção e testes para detecção da Covid-19 foram enviados. São 20 mil itens médicos para assistência às vítimas.

 

A missão conta, ainda, com um médico especialista para execução de protocolo sanitário, por conta do coronavírus, e assistência a qualquer viajante em caso de intercorrências durante a missão.

 

*Com informações de Agência Brasil.

 

 

Comentários