Nova empresa assume estacionamento rotativo em Jaraguá do Sul
29/03/2022 19:40 em Geral

Jaraguá do Sul já iniciou a nova gestão do sistema de estacionamento rotativo na região central da cidade. A empresa Rek Parking, do Rio Grande do Sul, vencedora do processo de licitação, começou os trabalhos para administrar o sistema de estacionamento rotativo, e tem 60 dias para que o sistema entre em operação.

 

A ordem de serviço para o sistema de estacionamento rotativo foi assinada no dia 17 de março, juntamente com o contrato de prestação de serviço.

 

Segundo o secretário de planejamento, Eduardo Bertoldi, a empresa já iniciou os trabalhos na cidade realizando os estudos necessários para a readequação dos equipamentos de parquímetros e os estudos sobre os locais onde serão instalados os novos equipamentos.

 

O novo sistema de estacionamento rotativo conta com algumas novidades. A empresa prevê que o pagamento das vagas possa ser feito pelo aplicativo Rek Pay, cartão inteligente, cartão de crédito/débito, ou pelo sistema de pagamentos instantâneos PIX.

 

A tarifa tem piso de R$ 2, para ocupação por até 30 minutos, com acréscimo de R$ 0,50 para cada meia hora adicional, até um máximo de 2 horas, por R$ 3,50. Para motocicletas, será cobrado metade do valor.

 

A Rek Parking atua em 17 cidades do Rio Grande do Sul, dentre elas, Gramado, Canela, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Cruz Alta e Farroupilha. A empresa tem mais de 20 anos de atuação na gestão, administração e exploração de estacionamentos em locais públicos e privados.

 

Em Jaraguá do Sul, a média é quase proporcional a um carro por habitante. Enquanto a população chega a pouco mais de 180 mil pessoas, o município conta com 127.161 carros, o que corresponde a 1,4 carro por por habitante.

 

Reclamações

A Diretoria de Trânsito e Transportes também passou algumas orientações aos usuários do estacionamento rotativo neste período de transição de uma administradora do serviço para outra. São elas:

 

1 – Além do parquímetro a pessoa tem a possibilidade de fazer o pagamento pelo aplicativo da empresa (Hora Park). “O correto seria que o parquímetro estivesse funcionando ou o monitor sempre presente para orientar o usuário, mas não sendo isso possível a regularização via aplicativo é uma opção”, destacou Andrade.

 

2 – O usuário também pode fazer uma Ouvidoria junto à Prefeitura na eventualidade de ser autuado já que só dispõe de 10 minutos para regularizar a situação.

 

“Com base nestas reclamações a gente verifica junto à empresa e, se for caso, orienta a pessoa para a retirada da multa”, orientou o diretor jaraguaense de Trânsito.

 

O munícipe pode fazer o registro na Ouvidoria pelo fone 0800-6420156 ou via site da Prefeitura (www.jaraguadosul.sc.gov.br) na aba Ouvidoria/Novo Atendimento.

 

Das duas maneiras, o reclamante receberá um número de protocolo pelo qual poderá acompanhar pelo site o andamento de sua solicitação.

 

COMENTÁRIOS