Recém-nascido é encontrado em latrina coberto de fezes e areia em reserva indígena no RS
Segurança
Publicado em 31/03/2022

Uma criança recém-nascida foi resgatada por um dentista da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), na Reserva Indígena do Guarita, em Redentora, na Região Norte do Rio Grande do Sul.

 

A criança foi encontrada dentro de uma latrina com fezes e areia. O bebê foi levado estável ao Hospital Santo Antônio, de Tenente Portela. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

 

O dentista Gustavo Renan, que realizou o resgate, atende a população indígena da reserva duas vezes por semana. Uma indígena avisou ele que havia um bebê em uma espécie de vaso sanitário improvisado pelos moradores do local.

 

Conforme informado pelo dentista, a criança ainda estava com o cordão umbilical preso ao corpo e coberta pela placenta, o que indica que o parto havia sido realizado há pouco tempo.

 

O Samu foi acionado, mas um carro do Sesai levou primeiro o bebê para o hospital mais próximo. Além do recém-nascido, a mãe da criança também foi levada para receber atendimento médico.

 

O caso chegou até a Secretaria Municipal de Administração de Tenente Portela, que acionou também a Promotoria de Justiça da cidade.

 

Ontem (30) o dentista prestou depoimento à Polícia Civil. Segundo ele, o resgate rápido foi questão de sorte.

 

“Em primeiro lugar, a minha atitude não teve nada de heroica. Fiz o mínimo que um ser humano pode fazer. Não sei quanto tempo ela ficou naquele lugar, se 20 minutos, meia hora, uma hora. Quando tirei ela dali, foi uma cena horrível, que às vezes volta à minha cabeça e me deixa mal”, relata.

 

Com informações de G1 RS.

 

Comentários