Vídeo: Tromba d'água se forma no mar em Penha
Segurança
Publicado em 13/04/2022

 

 

Uma tromba d’água foi registrada em Penha, no Litoral Norte de Santa Catarina. De acordo com o site MetSul, o fenômeno ocorreu nesta terça-feira (12) sobre o mar na orla do município. A formação tornádica permaneceu sobre o oceano e não trouxe danos.

 

“Uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera atua nesta terça-feira sobre Santa Catarina, incluindo a região costeira, com vento de Noroeste para Sudeste. Este tipo de corrente de vento, a cerca de 1.500 metros de altitude, traz aumento do padrão divergente de vento (cisalhamento) que favorece formações tornádicas, embora no caso de trombas seja muito importante o gradiente de temperatura entre a atmosfera e o oceano sob instabilidade”, explica o site especializado em meteorologia.

 

Uma tromba d’água é uma coluna giratória de ar que suga a água para fazer um funil tortuoso de água e nuvens conectando a água e o céu. Ocorrem principalmente sobre o oceano, mas podem ser registradas em águas interiores como rios e lagoas.

 

Elas são espetaculares, mas de curta duração, geralmente não durando mais de cinco minutos (mas ocasionalmente até dez minutos). Os ventos dentro da tromba d’água podem exceder 100 km/h e são capazes de causar grandes danos a embarcações.

 

Se uma tromba avança para terra firme passa a ser designada como um tornado e, neste caso, pode criar ainda mais estragos. Tornados que se originam de trombas, via de regra, não são intensos e costumam ser F0 ou F1.

 

As trombas d’água são, de certa forma, como os tornados que se formam sobre a terra. Enquanto os tornados estão associados comumente a enormes tempestades de supercélulas, trombas d’água podem se formar durante tempestades menores ou mesmo apenas chuvas.

 

 

OCP

Comentários