Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
https://c2p.cleverwebserver.com/dashboard/0d15ea5c-a9f6-11ec-a592-cabfa2a5a2de
PUBLICIDADE
Publicidade
Chuva volumosa e fenômeno no mar podem causar enchente em Jaraguá do Sul
04/05/2022 19:00 em Previsão do Tempo

O grande volume de chuva registrado nos últimos dias pode ser potencializado por um outro fenômeno e causar uma enchente em Jaraguá do Sul.

 

Nesta quarta-feira (4), a Defesa Civil de Santa Catarina afirmou que pode ocorrer uma maré astronômica em Barra Velha, onde deságua o Rio Itapocu.

 

 

“A gente está realizando o monitoramento constante em dois pontos: em Corupá, que concentra a cabeceira das nascentes dos nossos rios, e Barra Velha, na Boca da Barra, onde chega a água de todo o vale. Existe a informação de que está para caracterizar uma maré astronômica, que vem do alto-mar, tem uma energia muito forte e cria uma grande resistência”, afirma o coordenador regional da Defesa Civil de SC, Osvaldo Gonçalves.

 

Além de trazer entulho e areia do fundo do mar, o fenômeno pode represar a água do rio Itapocu. Gonçalves alerta para a possibilidade de um evento ocorrer na região com a combinação da maré astronômica com a chuva intensa em Corupá.

 

“Se acontecer esse fenômeno, infelizmente a gente vai estar fadado a ter uma enchente igual a que tivemos em 2014. Naquele ano, houve a maré astronômica e um grande volume de água na cabeceira em Corupá. Com isso, houve o represamento dessa água e, consequentemente, a inundação”, afirma.

 

Apesar de uma pequena estiagem em Jaraguá do Sul, a Defesa Civil de Santa Catarina tem a informação de que deve chover mais até quinta-feira (5).

 

Por enquanto, pequenos alagamentos estão ocorrendo em áreas baixas e o rio não chegou a sair da calha natural.

 

“O rio Itapocu está praticamente com três metros, mas a medida de emergência é cinco metros. Estamos monitorando e as defesas civis dos municípios foram alertadas para orientar a população e se preparando para qualquer situação que possa acontecer”, finaliza.

 

COMENTÁRIOS