Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
https://c2p.cleverwebserver.com/dashboard/0d15ea5c-a9f6-11ec-a592-cabfa2a5a2de
PUBLICIDADE
Publicidade
Chuva acumulada dos últimos dias chega a quase 300 mm em pontos de SC
04/05/2022 19:06 em Segurança

A chuva neste episódio de instabilidade que se iniciou no sábado e vai até quinta-feira (5) já ultrapassou a faixa dos 200 mm em alguns pontos de Santa Catarina, segundo informações do portal Metsul, que apresenta também os dados por região, e da Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo no estado.

 

Os maiores volumes de chuva no período se concentraram até agora nas regiões dos Campos de Cima da Serra, no Planalto Sul Catarinense e no Sul de Santa Catarina.

 

Nos últimos quatro dias (96 horas), as estações monitoradas pela Epagri/Ciram em Santa Catarina registraram 276 mm em Urussanga, no Sul, e valores um pouco abaixo disso no restante daquela região.

 

O valor pontual mais alto foi Mirim Doce, no Vale do Itajaí, onde marcou 283 mm acumulados.

 

Na região Norte, o acúmulo chega a 200 mm em Joinville, 164 mm em Schroeder, 147 mm em Jaraguá do Sul, 130 em Massaranduba e 108 em Corupá.

 

Estas são justamente as áreas para onde os modelos numéricos de previsão do tempo indicavam os mais altos acumulados de precipitação e que devem subir muito mais com a instabilidade nestas áreas, que vai aumentar hoje (4) e amanhã (5), notadamente no extremo Nordeste gaúcho e no Sul e Leste de Santa Catarina, onde muitas cidades devem ter entre 100 mm e 300 mm durante 48 horas.

 

Os maiores volumes de chuva no extremo Nordeste do Rio Grande do Sul e no Sul e no Leste de Santa Catarina são previstos para hoje e amanhã com a formação de um ciclone extratropical que vai reforçar a instabilidade nestas regiões com acumulados muito altos a localmente extremos de chuva que podem ficar entre 100 mm e 200 mm em 24 horas em algumas cidades.

 

No Sul de Santa Catarina tendem a se concentrar os mais altos acumulados de precipitação com marcas que apenas nesta terça devem superar os 100 mm em diversas cidades. A chuva será moderada a por vezes forte ainda em Florianópolis e região.

 

Os acumulados devem ser muito mais altos entre o Sul e o Leste catarinense, incluindo a Grande Florianópolis, com 100 mm a 200 mm em 24 horas em alguns pontos com risco de marcas isoladas superiores.

 

COMENTÁRIOS