Polícia Federal apreende 77 kg de ouro em avião particular
Segurança
Publicado em 05/05/2022

A Polícia Federal (PF) apreendeu 77 quilos de ouro em barras na tarde de quarta-feira (4), transportadas por seis brasileiros em um avião particular que aterrissou no Aeroporto Estadual de Sorocaba - Bertram Luiz Leupolz.

 

Em seguida, foram abordados dois veículos Corollas na altura do quilômero 74 da rodovia Castelo Branco, sentido capital paulista. Dentro dos veículos foram encontradas três malas nas quais estavam as barras de ouro. Foi encontrada também uma quarta mala com documentos diversos.

 

Seis suspeitos foram levados para a delegacia da PF em Sorocaba onde foi instaurado inquérito policial para apurar a possível prática dos crimes de usurpação de bens da União e receptação dolosa. Segundo os documentos apreendidos, a origem do ouro seria o Mato Grosso e Pará.

 

O valor da apreensão é estimado em cerca de R$ 23 milhões.

 

“O metal foi encaminhado para realização de perícia em laboratório específico da PF. O avião também foi apreendido e passa a ser objeto de sequestro criminal em outro inquérito policial. As circunstâncias da utilização proibida da aeronave serão apuradas”, informou a PF.

 

Policiais envolvidos

De acordo com informações obtidas pela rede CNN, há policiais militares entre os presos. Um deles é o tenente Marcelo Tasso, um dos chefes da Casa Militar do governo de São Paulo.

 

Outros nomes confirmados foram os de Marcelo Dantas, policial inativo, Gildsmar Canuto, também da Casa Militar, e o soldado Douglas Cristiano Burin. Os motoristas identificados e presos foram Wilson Roberto de Lucca e Marcos Pereira dos Santos.

 

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública afirmou que “foi elaborado BO de averiguação de extração irregular de minério” e que “o oficial citado está afastado do trabalho desde dezembro”, referindo-se a Marcelo Tasso.

 

“A Corregedoria da Polícia Militar acompanha a investigação”, complementou a nota.

 

Comentários