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Entenda como vai funcionar o autosserviço em postos de combustíveis
21/05/2022 01:04 em Geral

A tecnologia avança a passos largos e, com isso, novas possibilidades surgem para os negócios. Hoje, é comum ir a um restaurante e acessar o cardápio, ou fazer o pedido, através de um QR code, por exemplo. Nos supermercados, também se tornou habitual o caixa de autoatendimento, onde o próprio cliente passa as compras e realiza o pagamento. 

 

Além de autonomia e agilidade, o autosserviço é uma forma de melhorar a experiência para os clientes. E, experiência, é hoje, palavra-chave no varejo. Por isso, o modelo passará a ser realidade também em postos de combustíveis. 

 

A primeira cidade a vivenciar a novidade será Jaraguá do Sul. Isso porque a empresa Mime ganhou, através de uma liminar, o direito de implantar em seus postos o sistema self-service (autosserviço), onde o próprio motorista pode optar por abastecer o veículo, como já acontece em países como os Estados Unidos e em alguns locais da Europa.

 

A empresa, no momento, investe em treinamento da equipe, integração da tecnologia ao sistema de pagamento e adaptações nas bombas com o intuito de oferecer segurança nos processos. A previsão é que, dentro de 120 dias, uma das unidades da marca passe a operar no novo modelo, como um projeto-piloto, que poderá ser replicado, futuramente, para os demais postos do grupo. O formato, no entanto, será hibrido, onde o cliente escolhe ser atendido pelo frentista, como acontece nos dias de hoje, ou opta pelo autosserviço. 

 

Na prática, ao chegar no posto, a pessoa irá decidir qual tipo de atendimento deseja. Caso prefira o autosserviço, ela deverá definir uma forma de pagamento, que pode ser cartão de crédito ou débito, dinheiro, Pix, ou via aplicativo. Ao pagar, a bomba será liberada, e o próprio cliente abastecerá seu veículo, conforme o valor estabelecido.

 

A figura do frentista, entretanto, segue sendo primordial na empresa.

 

“Vamos manter o time. Os frentistas irão atender os clientes que preferem o modelo tradicional, e também serão monitores dos que precisarem de ajuda”, explica Gabriel Wulff, diretor de varejo do Mime. 

 

Ele destaca que a mudança proporcionará maior qualidade de vida aos colaboradores, pois será possível estabelecer jornadas de trabalho mais flexíveis. Com o novo formato, alguns postos ainda poderão ter o horário de funcionamento estendido, oferecendo mais comodidade para o cliente. 

 

Sobre o Mime

 

Atualmente, a empresa conta com cerca de dois mil colaboradores e contabiliza 55 postos de combustíveis, espalhados por diversas cidades de Santa Catarina, além de atuação em outras frentes de negócios, através da marca Agricopel. O Mime tem 45 anos de história e, ao longo de sua trajetória, sempre contribuiu para a evolução do setor, como um todo, sendo pioneiro em lojas de conveniência, e, trazendo para Santa Catarina o primeiro posto GNV do estado.

 

Diário da Jaraguá.

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