Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
https://c2p.cleverwebserver.com/dashboard/0d15ea5c-a9f6-11ec-a592-cabfa2a5a2de
PUBLICIDADE
Publicidade
MP denuncia ex-piloto Nelson Piquet por fala racista contra Hamilton
05/07/2022 19:17 em Esporte

Tricampeão da Fórmula 1, Nelson Piquet recebeu denúncia no Ministério Público e de ações públicas por danos morais com indenização de R$ 10 milhões.

 

O motivo é a acusação de racismo e ofensas de cunho homofóbico do brasileiro contra o heptacampeão Lewis Hamilton.

 

O ex-piloto utilizou a expressão "neguinho" durante uma entrevista publicada na internet, enquanto comentava sobre a batida do britânico com Max Verstappen na edição 2021 do GP da Inglaterra.

 

Já as ações foram protocoladas por entidades de defesa aos direitos da população negra e da comunidade LGBTQIA+, como a Aliança Nacional LGBTI, o Centro Santos Dias de Direitos Humanos, A Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas (Abrafh) e a EducAfro.

 

“As Associações Autoras requerem reparação de dano moral coletivo e dano social infligidos à população negra, à comunidade LGBTQIA+, e ao povo brasileiro de modo geral, em razão das graves ofensas racistas e homofóbicas vociferadas pelo réu, com a responsabilidade de quem porta a imagem pública de esportista tricampeão mundial de Fórmula 1 brasileiro”, declara a petição pública.

 

Por conta da repercussão, Piquet foi suspenso do Clube de Pilotos Britânicos, do qual era membro honorário, e foi banido do paddock da F1.

 

“O neguinho meteu o carro e deixou. O Senna não fez isso. O Senna não fez isso. Ele foi, assim, “aqui eu arranco ele de qualquer maneira”. O “neguinho” deixou o carro. É porque você não conhece a curva; é uma curva muito de alta, não tem jeito de passar dois carros e não tem jeito de passar do lado. Ele fez de sacanagem”, disse Piquet na época.

 

COMENTÁRIOS