Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
https://c2p.cleverwebserver.com/dashboard/0d15ea5c-a9f6-11ec-a592-cabfa2a5a2de
PUBLICIDADE
Publicidade
CEI Dona Nina completa 32 anos neste dia 07 de julho
07/07/2022 19:12 em Educação

O Centro Municipal de Educação Infantil Dona Nina completa 32 anos no dia 7 de julho, aniversário de Corupá. O CEI Dona Nina foi fundado em 19 de março de 1990, com 23 crianças, na gestão do então prefeito Ernesto Felipe Blunk, com o nome de Creche Municipal Dona Nina, em homenagem a Maria Felippe Cardoso, conhecida como Dona Nina.

O CEI Dona Nina busca compromisso com a estrutura afetiva, moral e intelectual das crianças e suas famílias. Desde janeiro de 2021, é administrado pela diretora Carin Krüger Gessner

O quadro de pessoal é formado por 35 funcionários, dos quais a diretora, 1 secretária, 8 professores, 11 auxiliares de setor, 1 merendeira, 4 auxiliares de serviços gerais. O horário de funcionamento é das 6h30h às 18h30min. Possui matriculadas 133 crianças do berçário II ao maternal III e extensão de duas salas de maternal, na Escola Francisco Mees, que atendem crianças da comunidade em horário de escola.

Para a diretora Carin, o CEI é lugar de aprendizado constante, onde criança é tratada como criança. “Nesta primeira infância, o lúdico é a melhor forma de aprender e ensinar, sendo essa parte da vida onde aprendemos brincando. A brincadeira faz parte da parte da rotina do CEI Dona Nina”, diz a diretora Carin.

Desde o início do ano, foram feitas melhorias como: implantação da sala dos professores com 2 computadores para uso de pesquisa e acesso ao Sistema Educarweb, compra/reposição de utensílios para cozinha (liquidificador, multiprocessador, a tela de refeição com instalação de pia e afins), para que os funcionários possam fazer sua refeição no horário de almoço. Esses investimentos são recursos da AFPAB e também do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola do Governo Federal) para a compra de 1 Notebook, 3 HD's SSD e a instalação de 8 câmeras para maior segurança de todos.

Outras melhorias e ações previstas são a instalação de um toldo no hall de entrada, ampliação do piso do solário, ampliação do estacionamento e outras.

Para marcar a data, a direção e equipe de funcionários organizam o tradicional café para as crianças.

 

Estrutura Física

A estrutura física do CEI Dona Nina é de 460 m2, dividida em sete salas de aula, duas salas de administração, cozinha, três despensas, amplo refeitório, quatro banheiros, lavanderia, solário, dois parques com árvores, sala de professores e estacionamento.

 

 

AFPAB (Associação de Funcionários, Pais, Amigos e Benfeitores)

A AFPAB (Associação de Funcionários, Pais, Amigos e Benfeitores) em parceria com os pais das crianças, trabalha em prol da instituição, participando dos eventos e momentos oferecidos. A diretoria do AFPAB do CEI Dona Nina promove eventos anuais para investir em melhorias para a instituição. Os principais eventos anuais são: cachorro-quente estilo drive thru e ação entre amigos.

A diretoria da AFPAB foi empossada em março de 2022 e está assim constituída:

Presidente: Janaine B. Gretter

Vice: Elisângela G. Oliari

1ª Secretária: Silvana C. Paul

2ª Secretária: Tatiana Freitas Dias

1ª Tesoureira: Cínthya do Nascimento

2ª Tesoureira: Daniela P. Oliari

Presidente do Conselho Fiscal: Carin Krüger Gessner

Conselho Fiscal: Edila W. Tissi, Édina Aparecida Piacentini e Raquel Koch Wintrich

 

 

História

A Creche Municipal em convênio com o SESI de Jaraguá do Sul iniciou seu funcionamento no dia 19 de março de 1990, com 23 crianças, na gestão do então prefeito Ernesto Felipe Blunk. Inicialmente a creche funcionou em uma residência alugada da família Cardoso, na rua Hercílio Luz, sob a coordenação da professora Raquel Alves de Siqueira.

A inauguração em prédio próprio foi no dia 7 de julho de 1996, situado às margens da BR-280, Km 84, centro de Corupá, resultado de um convênio entre a prefeitura e a Marisol.

Até 1990, todo o atendimento à criança de 0 a 5 anos era realizado pelas creches domiciliares, que faziam parte da Ação Social, com caráter mais assistencialista.

Quando as creches passaram a ser administradas pela Secretaria da Educação, houve uma preocupação com o trabalho pedagógico. Os órgãos estaduais também cobravam maior comprometimento do município ao atendimento de crianças dessa faixa etária.

Desde então, a instituição já foi administrada por sete diretores: Raquel Alves de Siqueira, Hildegard Josefina Gonçalves, Margaret Frankowiak Burger, Rosangela Rangel, Marlene Hoffmann Correa, Mafalda Tereza Fuchs, Adriane Mellinz Correa de Mello, Maraíza Maria Thilles Pereira e atualmente Carin Krüger Gessner.

 

Dona Nina

O CEI denomina-se Dona Nina em homenagem a Maria Felippe Cardoso (Dona Nina). Filha de Barnabé Felippe e Beatriz Romana de Jesus. Nasceu no município de Penha em 1º de maio de 1901. Casou em 24 de maio de 1924, em Hansa Humboldt, com Thobias Cardoso, filho de Gonçalo João de Carvalho e Andreza do Rosario.

Maria e Thobias tiveram 10 filhos: Iracema, Conrado, Martha, Umbelino, Amélia, Narciso, José, Alfredo, João e Alcides. E como filho de criação Eleodoro Silva.

Thobias era ferroviário e proprietário do bar da Estação Ferroviária de Corupá, onde Dona Nina trabalhou por mais de 30 anos. Além disso, costumeiramente era cozinheira das tradicionais festas realizadas pela Igreja Católica.

O casal também era proprietário do Salão Cruzeiro do Sul, hoje sede do Cras (Centro de Referência de Assistência Social). Possuía várias casas para alugar nas ruas Vidal Ramos, D. Pedro II e Hercílio Luz. Em razão do pioneirismo do casal Thobias e Dona Nina, foram homenageados com nomes de rua e creches. Dona Nina faleceu em 5 de agosto de 1989, em Corupá.

 

COMENTÁRIOS