Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
https://c2p.cleverwebserver.com/dashboard/0d15ea5c-a9f6-11ec-a592-cabfa2a5a2de
PUBLICIDADE
Publicidade
PREFEITURA DE CORUPÁ REALIZARÁ “DIA DE CAMPO” SOBRE O PROGRAMA DE CONTROLE DO MARUIM
05/08/2022 15:54 em Geral

A Prefeitura Municipal de Corupá, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, realizará neste sábado (06), a partir das 8 horas da manhã, no Campo do Floresta, bairro Ano Bom, o “Dia de Campo” sobre o Programa de Controle ao Maruim. No evento, estarão participando os pesquisadores, Gilmar Erzinger e Lineu Del Ciampo, que desenvolveram o Produto Bioativo de Combate à larva do Mosquito.

De acordo com o secretário, Veríssimo Garcia, a expectativa é contar especialmente com a presença dos agricultores das localidades de Braço Esquerdo e Ano Bom Fundos, no entanto, a participação é livre. “Neste primeiro dia de campo, convidamos os agricultores das imediações, mas nossa ideia é realizar diversas edições semelhantes, alcançando os produtores de outros bairros”, ponderou.

Garcia ressalta que se trata de uma oportunidade única para os produtores tirarem suas dúvidas sobre o produto e ao mesmo tempo, receberem todas as orientações de como identificar os locais que servem de criadouro do maruim. “Quando há o comprometimento e o manejo correto, o resultado é muito positivo, por isso, acreditamos que a presença dos pesquisadores é muito importante para convencer àqueles que têm dúvidas”, destacou.

De acordo com pesquisador e desenvolver do produto, Lineu Del Ciampo, a falta de predadores naturais faz com que a proliferação do maruim ocorra muito rápida uma vez que somente uma fêmea, tem capacidade para produzir entre 300 e 500 ovos. Ele observa que o produto não mata o mosquito adulto, mas sim impede que as larvas se desenvolvam.

Outro aspecto importante apontado pelo estudioso, é que o Maruim causa considerável perda na produção leiteira, além de poder transmitir a doença da “língua azul” (já houve um acaso em São Bento do Sul) e que afeta os ruminantes domésticos e selvagens.

Nos humanos, além da coceira e problemas mais graves em alérgicos, a picada do mosquito pode resultar na “febre Oropouche”, doença infecciosa aguda, cujos sintomas são: febre, falta de apetite, bronquite, diarreia, sensação de queimação pelo corpo, dores de cabeça e atrás dos olhos, pescoço, nas costas e articulações e fotofobia; sintomas muito parecidos com os da dengue, Zika e Chikungunya. Alguns casos podem evoluir para meningite.

“Não dá para brincar com o maruim e é importante que todos se comprometam em aplicar corretamente o produto. Em pouco tempo, teremos o aumento na temperatura e sabemos que é nesse período, que a situação se torna insuportável”, disse o pesquisador.

 

FIQUE ATENTO:

O QUE? 1º Dia de Campo sobre o maruim

ONDE? Campo do Floresta, bairro Ano Bom, em Corupá

QUANDO? Sábado, 6 de agosto de 2022

HORÁRIO? Início às 8 horas da manhã, com previsão de término ao meio dia

QUANTO CUSTA? É de Graça!

 

COMENTÁRIOS