Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
https://c2p.cleverwebserver.com/dashboard/0d15ea5c-a9f6-11ec-a592-cabfa2a5a2de
PUBLICIDADE
Publicidade
PREFEITURA DE CORUPÁ FIRMA PARCERIA COM O IBGE PARA AMPLIAR O TRABALHO DOS RECENSEADORES
18/10/2022 15:58 em Geral

A Prefeitura Municipal de Corupá, por meio da Secretaria de Saúde, estará ampliando o apoio ao trabalho dos recenseadores contratados pelo IBGE para o censo deste ano.

 

Pela parceria, as ACS (Agentes Comunitárias de Saúde) intermediarão o contato entre os moradores e os pesquisadores, uma vez que elas realizam visitas às residências e conhecem os habitantes de cada localidade. A ideia é ampliar o número de entrevistados e superar as resistências de alguns em receber os recenseadores. A cooperação foi discutida durante a manhã desta terça-feira (18), em reunião realizada na câmara de vereadores que contou com a participação das agentes, representantes do IBGE, prefeito de Corupá, Luiz Carlos Tamanini, além de vereadores, secretários municipais e outros representantes da comunidade.

Segundo Cristhian Steingraber, coordenador do Censo para Corupá, 11.199 moradores já foram recenseados, representando aproximadamente 70% do total da população local. No entanto, os pesquisadores não encontraram ninguém em 580 residência, representando uma média de 1500 habitantes que ainda não responderam ao questionário, além de 16 que se recusaram a prestar informações. “Nós estamos preocupados porque muitos estão em casa, mas não abrem a porta aos recenseadores. O recenseador visita por até quatro vezes a residência, deixa uma folha de recado com número de telefone e whatsapp do IBGE para que o morador entre em contato. Assim, poderá marcar um melhor horário para responder ao questionário”, comentou. Ele lembra que o pesquisador recebe por produtividade e trabalha de domingo a domingo das 8h até 21h, e que no caso de uma recusa, considerando a Lei 5.534 que trata da obrigatoriedade de prestação de informação, as pessoas serão notificadas e podem ser multadas em 10 salários mínimos, número que dobra no caso de reincidência.

 

Ainda durante o encontro, o prefeito, Luiz Carlos Tamanini, voltou a demonstrar preocupação quanto a apuração do número de habitantes em Corupá. Atualmente, segundo estimativa do IBGE, o município possui 16.300 moradores e se enquadra no índice de 1.0 no retorno de FPM (Fundo de Participação dos Municípios), valor que mensalmente é repassado pelo governo federal. “Se o censo apontar um número menor, receberemos menos, mas se alcançarmos em torno de 16.900, há um incremento de 20%, o que representa atualmente R$ 200 mil a mais todos os meses. Por isso, estamos firmando esta parceria entre as agentes comunitárias e o IBGE para que todos possam responder ao questionário e garantir a vinda de mais verba em todos os setores da administração”, destacou.

 

COMENTÁRIOS