Explosão mata dois na Polônia, país-membro da Otan, após intensos bombardeios russos à Ucrânia
Segurança
Publicado em 15/11/2022

Duas pessoas morreram nesta terça-feira (15) em uma explosão em Przewodów, no leste da Polônia, próximo à fronteira com a Ucrânia. A informação foi confirmada pelo corpo de bombeiros local, de acordo com a agência Reuters e a Associated Press.

 

Segundo a AP, um funcionário de alto escalão da inteligência dos EUA afirmou que a explosão foi causada por mísseis russos.

 

A Polônia integra a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), aliança militar da qual também fazem parte os EUA.

 

O Pentágono afirma que não pode confirmar a informação de que mísseis russos atingiram a Polônia.

 

A informação sobre os mísseis também não foi confirmada imediatamente pelo porta-voz do governo polonês Piotr Mueller. Ele afirmou, porém, que o governo estava realizando uma reunião de emergência por conta de uma "situação de crise".

 

"O primeiro-ministro Mateusz Morawiecki convocou com urgência a Comissão do Conselho de Ministros para os assuntos de Segurança e Defesa Nacional", afirmou Mueller em uma rede social.

 

A Rússia voltou a atacar Kiev e outras grandes cidades da Ucrânia nesta terça-feira (15), no mesmo dia em que líderes do G20 pediram em conjunto que os bombardeios fossem interrompidos.

 

Horas antes do novo ataque, o presidente da Ucrânia Volodymir Zelensky discursou durante a cúpula do G20. Em seu pronunciamento, ele afirmou que este é um bom momento para o fim da guerra em seu país.

 

Comentários