Cadetes da Academia de Polícia Militar conhecem as boas práticas do 14º BPM, em Jaraguá do Sul
Segurança
Publicado em 18/11/2022

Uma comitiva composta por 37 cadetes da Academia de Polícia Militar da Trindade fez uma visita ao 14º BPM (Batalhão de Polícia Militar), em Jaraguá do Sul.

 

Nesta quinta-feira (17), os futuros oficiais da PM puderam acompanhar um pouco da unidade que garante a segurança de uma das regiões mais seguras de Santa Catarina.

 

O comandante do 14º BPM, tenente-coronel Valdeci Oliveira da Silva, fez a recepção do grupo e apresentou os detalhes que fazem o batalhão ser um modelo para o Estado.

 


Foto: Fábio Junkes/OCP News

Em sala de aula, os cadetes receberam informações da atual gestão do batalhão, dados, informações de logística e atividades realizadas.

 

Em seguida, eles conheceram as dependências da unidade.

 


Foto: Fábio Junkes/OCP News

Valdeci explica que essa visita é uma tradição da Academia de Polícia Militar da Trindade, sediada em Florianópolis.

 

No fim do período de formação, os cadetes visitam diversas unidades do Estado.

 

“Para nós, foi uma enorme honra receber os cadetes da Polícia Militar e apresentar Jaraguá do Sul e o que é o 14º Batalhão. Pudemos apresentar o que fazemos e a nossa excelência para que eles também tenham esse conhecimento. Com isso, eles vão poder comparar com outros locais e aprender o que dá para fazer, porque eles serão os futuros comandantes e é muito importante disseminar a nossa cultura de segurança”, explica.

 

O capitão Carlos Diego Apoitia Miranda, responsável pelo Corpo de Cadetes da Academia de Polícia Militar da Trindade, destaca que a viagem de estudos é feita em diversos batalhões do Estado.

 

Segundo ele, a troca de experiências obtida nessa fase da formação é muito importante.

 


Foto: Fábio Junkes/OCP News

“Os cadetes ficam dois anos em formação em ambiente escolar, alternando a prática e a teoria. Agora, é o momento de eles conhecerem os batalhões para entender como isso é aplicado. Eles serão os futuros gestores da instituição, serão os responsáveis por tocar a Polícia Militar nos próximos 35 anos. Todo o preparo que a gente faz é para que eles possam assumir funções de comando assim que chegarem nos batalhões”, frisa Apoitia.

 

Os cadetes tiveram uma ótima impressão da expertise do 14º BPM.

 

Como visitaram outras unidades do Estado, eles puderam verificar de perto o quanto o batalhão responsável pela segurança da região tem boas práticas a serem replicadas pelo Estado.

 


Foto: Fábio Junkes/OCP News

“Conhecendo a estrutura e os oficiais que trabalham aqui, a gente percebe que, de fato, é um batalhão diferenciado. O comando firma convênios com a Prefeitura e parcerias com os empresários. Isso fornece a possibilidade de uma ampliação do batalhão, fisicamente falando, e que os policiais que aqui atuam tenham uma qualidade de trabalho melhor que a gente vê pelo resto do Estado”, conta o cadete Gabriel dos Anjos Kretzer.

 


Foto: Fábio Junkes/OCP News

“Eu estagiei aqui durante três semanas e fiquei morando dentro do batalhão. A tropa do 14º Batalhão tem uma dinâmica incrível. Ela funciona muito bem e os policiais militares são muito disciplinados. A cidade segue esse pensamento e tudo é voltado para a segurança, todos apoiam. É uma referência para todos os batalhões que eu já visitei justamente por seu relacionamento com toda a sociedade”, ressalta a cadete Semyrames Pinho Araújo.

 

Comentários