Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
https://c2p.cleverwebserver.com/dashboard/0d15ea5c-a9f6-11ec-a592-cabfa2a5a2de
PUBLICIDADE
Publicidade
Prefeitura de Corupá já castrou mais de 200 animais
25/11/2022 09:26 em Geral

A Prefeitura de Corupá, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, já castrou 215 cães e gatos no município, média de 20 animais/mês, num investimento superior a R$ 35 mil. A informação, é do secretário da pasta, Veríssimo Garcia.

Instituído no ano passado em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu (CIGAMVALI), o Programa de Castração Animal ficou suspenso por aproximadamente 3 meses por conta do fim da vigência do prazo do processo de licitação e a necessidade de nova contratação. “Nós tivemos essa questão que já foi superada e as castrações foram retomadas”, explica Veríssimo, ressaltando que até o final do ano entre 30 e 40 novos procedimentos serão realizados.

Atualmente, 51 animais estão na lista de espera para serem castrados, sendo 35 de tutores cadastrados nos programas sociais do CRAS, ou seja, pessoas de baixa renda, principal finalidade do programa e outros 16 da Ong Amor Maior.

Diferentemente de outros municípios, onde são realizados mutirões em que dezenas de cães e gatos são castrados e já entregues ao dono, Corupá adotou uma forma diferente, pensando no bem-estar do animal. Os procedimentos cirúrgicos, ocorrem em clínicas contratadas e após a castração, eles ficam por um determinado período para receber os medicamentos e se recuperarem e só depois, são entregues aos tutores. “Além de fazer a castração, há o acompanhamento posterior”, disse o prefeito, Luiz Carlos Tamanini, destacando que apesar da suspensão temporária, foi mantida a média de 20 castrações mensais.

Ele destaca também que o Programa de Castração animal não tem apenas a finalidade em evitar a procriação, mas também impedir a disseminação de diversas doenças contraídas durante o período de cio.

 

COMENTÁRIOS