Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
https://c2p.cleverwebserver.com/dashboard/0d15ea5c-a9f6-11ec-a592-cabfa2a5a2de
PUBLICIDADE
Publicidade
Prefeito de Jaraguá do Sul reúne equipe para avaliar ações em relação às chuvas
28/11/2022 18:24 em Segurança

Na manhã desta segunda-feira (28), o prefeito Jair Franzner, que também ocupa o cargo de presidente da Defesa Civil, reuniu os secretários municipais e demais integrantes do órgão para avaliar a situação das chuvas em Jaraguá do Sul. Cada secretário fez um balanço de sua pasta, indicando os encaminhamentos iniciados já no domingo (27), as ações em andamento e os trabalhos a partir de agora (assista vídeo com trecho da reunião no final desta matéria).

 

O prefeito pediu celeridade de todos nas providências necessárias para atender as demandas e a população em geral. Jair Franzner lembrou que, apesar do volume expressivo de chuvas no fim de semana, não houve registros de situações graves e que os investimentos feitos pela administração nos últimos anos em obras de prevenção, estão fazendo a diferença agora.

 


Foto: Divulgação/PMJS

“Há alguns anos esse volume de água teria deixado muitas regiões completamente alagadas e teríamos muitos transtornos. Então, nosso foco é continuar investindo na prevenção e, no momento, atender o mais rápido possível as pessoas", disse Franzner.

 

Educação: segundo a secretária Ivana Atanásio Dias, as aulas seguem normais na rede municipal na manhã de hoje. Apenas sete turmas da Escola Municipal de Ensino Básico Waldemar Schmitz, na Ilha da Figueira, estão no ensino remoto nesta segunda-feira e permanecerão assim amanhã também. A Secretaria conhece todos os pontos de insegurança e mantém uma linha institucional de comunicação direta com os pais. Desta forma, as situações pontuais de cada unidade são repassadas diretamente pela escola às famílias. Pelo levantamento da Educação, na manhã de hoje, dos 2.734 alunos da rede, 12,8% faltaram a aula e 40 servidores (1,8%) também não puderam comparecer em função de algum transtorno relacionado às chuvas.

 


Foto: Divulgação/PMJS

Obras: as equipes já estão fazendo levantamento das áreas mais atingidas pelas chuvas. Segundo o secretário Otoniel da Silva, não foram registrados até o momento grandes estragos e, assim que o tempo melhorar, já devem começar os reparos nas vias e pontos que tiveram algum tipo de dano.

 

Urbanismo/Trânsito: segundo o secretário Gildo Martins de Andrade Filho os danos ocorridos foram poucos. As equipes já estão trabalhando na manutenção de alguns semáforos danificados e a sinalização dos desvios na Ilha da Figueira segue sendo monitorada pela pasta.

 

Patrimônio: responsável pela limpeza urbana, as equipes do setor já começaram os levantamentos sobre as áreas e equipamentos públicos atingidos de alguma forma pelas chuvas e que registraram danos. O diretor Harysson Andrey Passig ressalta que as equipes vão começar os trabalhos de limpeza assim que o tempo melhorar, inclusive na Via Verde, com o recuo das águas. O foco principal é liberar as vias e normalizar o trânsito. Na sequência começarão os trabalhos nos gramados e quadras. A Via Verde demandará ações mais amplas devido à quantidade de lama no local.

 

Assistência Social e Habitação: segundo a secretária Níura Demarchi dos Santos, as equipes estão preparadas para atender possíveis demandas relacionadas ao abrigo de pessoas. Um espaço para esta finalidade já está montado no Parque Municipal de Eventos com toda a estrutura necessária. Também há 10 vagas disponíveis na Casa de Passagem. Equipes do Cras também estão preparadas para atender a população. Também já está organizado um fluxograma de atendimento junto à Defesa Civil para garantir maior rapidez e assertividade nas providências emergenciais.

 

Saúde: o secretário Alceu Gilmar Moretti relatou que os serviços da saúde continuam atendendo normalmente nesta segunda-feira (28), sem impactos relacionados às chuvas. A pasta continua monitorando o aumento no número de casos de Covid na cidade e organizando sua estrutura para atender a demanda de casos. Segundo Moretti, estão sendo monitoradas, no momento, mais de duas mil pessoas com Covid.

 


Foto: Divulgação/PMJS

Defesa Civil: o diretor Hideraldo Colle repassou o balanço das ocorrências atendidas até agora:

- 7 Quedas de árvores: (Ilha da Figueira, Jaraguá Esquerdo, Jaraguá 84, Jaraguá 99, Morro da Antena, Molha);

- 5 Escorregamentos de terra: (Jaraguá 84, Jaraguá 99, Nereu Ramos, Rio Cerro, Rio da Luz, Santa Luzia);

- 1 Patologia em muro: (Jaraguá 99);

- 1 Infiltração na edificação: (Czenierwicz);

- 2 Quedas de Muros: (João Pessoa Nereu, Rau);

- Vários pontos de alagamentos: (Ilha da Figueira, Rio da Luz, Vila Machado);

- 3 Desabamentos de edificação: (Morro Boa Vista);

- 2 Patologias em Edificações: (Morro Boa Vista);

- Total de 21 ocorrências

- Acumulado de chuva: 250mm 72 horas

- Nível de rio Itapocu: 4,20m

- Nível de rio Jaraguá: 5,20m

 

Em caso de emergência, a população deve ligar para o 199.

 

Veja abaixo, vídeo com trecho da reunião:

 

COMENTÁRIOS